Os Agentes de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Diretora de Vigilância em Saúde Daniele Goulart e o Coordenador de Endemias, Sebastião Alves Dos Santos, se reuniram na manhã do dia 1º de julho, para um breve treinamento de reciclagem sobre ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.
A capacitação, que aconteceu na sede da Vigilância em Saúde, contou com o apoio do Técnico em Endemias e Zoonoses da Superintendência Regional de Saúde de Ituiutaba, João Ferreira, que compartilhou várias experiências com os presentes.
Para o Coordenador de Controle de Endemias, Sebastião, o treinamento é de suma importância para o encerramento do 3º Quadrimestre em nosso Município, e possibilita ao Agente conhecer novas técnicas de abordagem, procedimentos para recolher os materiais, identificação e eliminação de criadouros, dicas de prevenção e rotina de visitas. “A partir desse treinamento, os mesmos estarão ainda mais preparados e com maior domínio de conteúdo para agirem também no surgimento ou suspeita de casos de dengue”, ressaltou o Coordenador.
A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart, destaca que se trata de um trabalho conjunto na erradicação do problema, que envolve a união do Poder Público com a conscientização da população. “Estamos atentos quanto ao perigo proporcionado pelo Aedes Aegypti, e diante disso, não estamos medindo esforços para alertar a população, bem como, para sanar o problema, portanto, com os novos métodos aprendidos, a equipe estará ainda mais preparada para agir”, finalizou a Diretora Daniele Goulart.
O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, concluiu: “Todo trabalho realizado em prol da erradicação do mosquito Aedes Aegypti sempre terá meu apoio, bem como, o apoio do Prefeito Salim Curi, pois a Gestão sempre esteve engajada em tudo que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da população, e isso inclui a conscientização de todos, portanto, tenho certeza que este breve treinamento é de grande valia na somatória de conhecimentos para intervenções qualificadas. Deixo meu agradecimento a todos os envolvidos!”.