Na última segunda-feira (10/06), o Prontuário Eletrônico começou a ser utilizado no Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro.
O atendimento prestado permanece o mesmo. A vantagem é que, com a nova ferramenta, a assistência oferecida ao paciente ficará, posteriormente, acessível a toda rede. “Com o histórico clínico do usuário visível a toda rede, podemos acompanhar melhor as condições de saúde e verificar a continuidade dos tratamentos propostos, independentemente do local onde ele for atendido, seja em uma Unidade Básica de Saúde ou em um serviço especializado ou de urgência e emergência”, afirma o secretário municipal da Saúde, Geraldo Júnior.
Geraldo Junior explicou que o prontuário eletrônico está sendo disponibilizado de forma gradual. “A idéia é que num curto espaço de tempo, tanto o PA, quanto todas as outras unidades de saúde estejam com o sistema funcionando e com os colaboradores treinados no manuseio do mesmo”.
Juliana Severino, Diretora Administrativa do Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro, esclarece que, como se trata de uma nova ferramenta, nos primeiros dias de utilização os atendimentos podem demandar um pouco mais de tempo do que o habitual.
“Pedimos a compreensão dos usuários do PA 24h. Embora tenham sido treinados, os servidores estão começando a usar efetivamente o novo sistema, portanto, é natural que demorem um pouco mais, até se familiarizarem com os processos. Em pouco tempo, ganharemos mais agilidade nos registros e os profissionais de saúde terão mais tempo para as ações de cuidado com o paciente”, afirma.
O prefeito municipal Salim Curi falou sobre a importância desta ferramenta com transmissão 100 por cento digital dos dados da rede municipal à base nacional. Também salientou que o Prontuário Eletrônico vai permitir integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.
Benefícios do Prontuário Eletrônico:
– Segurança do Paciente;
– Base de dados para melhoria do controle epidemiológico;
– Controle unificado do histórico clínico do paciente;
– Melhor resolutividade na assistência, viabilizando ferramentas para gerenciamento e tomadas de decisão, integrando os processos de toda a Rede de Atenção à Saúde;
– Gestão total sobre solicitações de procedimentos e exames;
– Controle da retirada de medicamentos em toda rede de farmácias do município;
– Redução de impressão, fluxo de documentos e duplicidade de trabalhos;
– Atendimento às exigências do Ministério da Saúde.