Você está aqui:

Secretaria Municipal de Educação oferece curso de Braille

O curso de braile terá duração de 3 meses (180 horas/ 40 horas semanais) ofertado em três módulos, sendo uma semana nos meses de maio, junho e julho, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Administração 2017/2020 e o Centro de Apoio Pedagógico às pessoas com Deficiência Visual/CAP – Uberaba. A capacitação será destinada aos profissionais da educação básica, que pretendem aprender a linguagem, no intuito de atender os alunos deficientes visuais. O curso será ministrado pelas professoras Thamiris Cristina e Thais Campos, das 7h às 17h, no Auditório “Paulo Freire”, na SMEC.

Secretaria Municipal de Educação oferece curso de Braille

Este método é importante para a educação inclusiva à medida que o aprendizado deste sistema leve as pessoas com deficiência visual a terem independência na escrita e na leitura, o que proporciona maior facilidade de comunicação e de socialização. O objetivo da capacitação ao realizar esta parceria com o CAP é proporcionar e ampliar maior conhecimento a todos os participantes ofertando uma verdadeira educação inclusiva as nossas crianças e jovens com deficiência visual, tornando-os cidadãos autônomos e independentes.

A abertura desta capacitação ocorreu no dia 20 de maio, às 13h, no Auditório Paulo Freire e contou com a presença das autoridades, dentre elas: O Prefeito Isper Salim Curi, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia; Secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi; Diretor da SRE de Ituiutaba; Carlos Henrique Vidigal; diretoras das escolas municipais e estaduais; CEMEIs e do Centro de Cultura e Arte; professores participantes do curso; Assessora de Gabinete, Iraneide; Analista Educacional e Coordenadora de Serviço de Apoio à Inclusão, Leila Furtado; Diretora Administrativa Financeira do SIND UTE, Rose Maciel; pais e alunos.

A organização ficou sob responsabilidade das Assessoras Pedagógicas, Luciene Medeiros e Gislaine Aparecida, abrindo a aula inaugural com apresentações musicais que dinamizaram o evento, interpretadas pela aluna Gabriela Cristina Ferreira Silva e o professor do centro de Cultura e Arte “Anésio de Souza Santos”, Brehnon Santos Silva e os alunos da E M São José, ao som da melodia “É preciso saber viver”. Em seguida, um depoimento, expressado pela aluna Núbia, de forma singela e verdadeira, relatando como o Braille entrou em sua vida.

“Conheci o Braille em 2016, quando fazia o 4º ano. Tinha muita dificuldade em ler e escrever, então minha mãe falou com o Prefeito, com a Diretora e a Professora. Tive uma monitora que fez o curso e me ensinou. No 5º ano eu já sabia ler e escrever. Estou muito feliz e agradeço a todos”, afirmou.

O Prefeito, que estava presente na abertura do curso, salientou tamanha relevância na realização desta capacitação. “Este curso vem ao encontro da garantia da permanência do aluno da educação básica com deficiência visual ou baixa visão, ao encontrar apoio, recursos necessários e acesso à aprendizagem em um nível de igualdade entre todos os alunos. Ao capacitar os profissionais para o ensino adequado, atendendo as necessidades específicas de cada um, estamos garantindo a todos o direito à inclusão” afirmou e ainda parabenizou a Secretária da Educação pela sua determinação e atuação na pasta.

O Superintendente, Carlos Henrique Vidigal, parabenizou a atuação do Prefeito, que sempre prioriza a educação e pela visão que possui em relação aos investimentos educacionais, fazendo que este município se torne referência no estado, pelo apoio recebido em todas as esferas. “Parabenizo a todos os envolvidos nesta capacitação, que está sendo realizada em prol de nossas crianças e adolescentes, enriquecendo a educação de Santa Vitória. Aproveitem e ‘degustem’ este banquete de conhecimento”, concluiu.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, fez uso da palavra, citando Rubem Alves: “Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos” e finalizou enfatizando a importância desta capacitação. “Teremos aqui a oportunidade de ouvir, ver, falar e sentir como o outro e respeitar seus limites e particularidades”.

Segundo a Assessora Especial de Gabinete, Fabiana Almeida é preciso de um grande elo entre família e escola para que se consiga desenvolver um excelente trabalho. “Eu afirmo que a Educação Inclusiva não é para quem quer, tem que gostar, amar e dedicar-se bastante. Tenho certeza que o curso será um sucesso, portanto, vamos dar nosso melhor, independente de qualquer situação”.

A Secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, que na ocasião, estava presente na abertura do curso fez uso da palavra expressando grande satisfação, diante de um passo tão importante que é a ação realizada em prol do município. “A Educação Inclusiva é um desafio para todos nós que fazemos parte dela e, por isso, devemos incluir todos, independente de sua deficiência”, finalizou parabenizando a Secretária Vânia que está oportunizando aos profissionais este curso que irá trabalhar com a Inclusão.

Notícias Relacionadas