Você está aqui:

Dia Mundial Sem Tabaco teve caminhada e orientações com profissionais de saúde em Santa Vitória

Em virtude do dia 31 de maio ser o Dia Mundial Sem Tabaco, na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de conscientização acerca do tabagismo. Profissionais de saúde e usuários do Programa de Tabagismo do município fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade. Também houve um espaço para orientar a população sobre o assunto e realizar atividades físicas, na rua Goiás, durante toda a manhã.

Dia Mundial Sem Tabaco teve caminhada e orientações com profissionais de saúde em Santa Vitória

A iniciativa teve como objetivo alertar a comunidade sobre os malefícios do cigarro, oportunizando espaço para que as pessoas conheçam os grupos de apoio oferecidos na cidade para quem deseja parar de fumar. Programas de combate ao Tabagismo estão disponíveis em todas as unidades de PSF do município.

A enfermeira do PSF Vicente Bonito, Elizangela Cintra (Rosinha), responsável pelo evento, falou da importância do Dia Mundial Sem Tabaco. “O Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como principal objetivo reforçar a mobilização da população nas ações contra o vício, e a sensibilização sobre os danos ambientais, físicos, sociais e econômicos advindos do tabaco, é celebrado nacionalmente. As ações educativas têm como propósito fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de doenças, com uma abordagem de temas relacionados ao consumo de tabaco e outras drogas”, enfatizou Rosinha.

O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, discorreu sobre os malefícios do tabagismo, bem como, a importância da realização de mobilizações de conscientização: “Conforme dados fidedignos, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável, sendo responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. A OMS estima que 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morrem todos os anos em decorrência do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas, portanto, mobilizações de conscientização da população sobre os malefícios do tabagismo se tornam imprescindíveis. Parabenizo toda a equipe pela importante iniciativa!”, concluiu o Secretário.

Notícias Relacionadas