A Carreta de Prevenção de Câncer, do Hospital do Amor de Barretos, esteve realizando 90 atendimentos no município de Santa Vitória, durante esta quarta-feira, dia 27, com o objetivo de garantir a prevenção de câncer e diagnosticar alterações na próstata e colo de útero.
Na oportunidade, o prefeito municipal Salim Curi ao lado do secretário municipal de Saúde, Geraldo Junior, do Procurador do Município, Márcio Quirino e do Presidente da AVCC Nivaldo Lima, acompanharam as atividades da Unidade Móvel que atendeu em frente ao PSF Isidoro Cândido Ferreira.
“Agradecemos e parabenizamos todos os evolvidos, à equipe de Barretos, aos parceiros da AVCC e os colaboradores da secretaria de saúde da nossa cidade pelo empenho em atender os nossos munícipes”, afirmou o Prefeito.
O secretário de Saúde, Geraldo Júnior, explicou que a visita desta Carreta do Amor de Barretos é resultado do trabalho da sociedade de Santa Vitória que abraça todas as ações da AVCC e colaboram com a instituição, bem como, a parceria com a Administração Municipal.
De acordo com a enfermeira responsável, Rosinha, os atendimentos realizados pela “Carreta do Amor” nesta ocasião, são gratificações pelo empenho na realização do Leilão Beneficente que destina recursos ao Hospital do Amor (Fundação Pio XII).
“Esses exames são limitados para 40 homens com idade de 50 a 69 anos e 50 mulheres com idade de 25 a 64 anos. Todos os 90 pacientes foram agendados previamente pelas equipes dos PSF de todo o município”, explicou.
Paralelamente, no Plenário da Câmara Municipal foram capacitados todos os agentes de saúde com as noções básicas de conscientização e prevenção de câncer, Saúde da Mulher e do Homem, e orientação sobre exames preventivos.
A equipe de profissionais que atuaram na Carreta de Prevenção de Câncer, do Hospital de Amor de Barretos, é constituída por uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem e um motorista.
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que os pacientes excedentes podem procurar suas Unidades Básicas de Saúde, para verificarem a necessidade de realização dos exames Citopatológico e PSA, pois o Município oferece os exames gratuitamente, e reforça a importância em manter um acompanhamento responsável no cuidado da saúde e prevenção de doenças.