Na tarde de quinta-feira (21), os Coordenadores do COLMÉIA, responsáveis pela coordenação das ações Programa Pró-Mananciais, Mauricio Lorena filho e Salmo José Neto apresentaram relatórios das ações do Programa Pró Mananciais ao representante do Ministério Público.
O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), por meio do Promotor de Justiça de Santa Vitória Diego Espínola Sanches formalizou parceria na destinação de recursos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para ações ambientes como o Programa Pró Mananciais, como forma de estimular os trabalhos do Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA).
De acordo com Maurício Lorena Filho foi um encontro muito proveitoso pela relevância do assunto. “Estamos empenhados na recuperação da nascente do principal córrego que abastece a nossa cidade, e Cuidando da água hoje, para não faltar amanhã”, explicou Mauricio Lorena ao apresentar o Projeto.
Também ressaltou que ficou muito agradecido pelo apoio que fomenta ainda mais as atividades naquela região. “As ações contemplam práticas e proteção de nascentes e mananciais, inclusive com construção de cercas, recuperação de matas ciliares (APP’s) e plantio de mudas nativas as margens das cabeceiras do Ribeirão da Invernada, protegendo as áreas de nascentes onde existe lugares que há muito não tinha água e que já está voltando, o trabalho que já mostra resultados com as bênçãos de Deus”, concluiu.
O representante da COPASA, Salmo José Neto enfatizou o Pro-Mananciais como um dos grandes projetos de incentivo que garante água para as futuras gerações santa-vitoriense. Também ressaltou o papel da EMATER local, bem como da Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Transportes.