Patrimônio Cultural desenvolve ação educativa inédita no Presídio de Santa Vitória como tema do “Projeto Remição pela Leitura”

Na última quinta-feira (25), o galpão da Unidade Prisional de Santa Vitória foi palco de um dos mais relevantes trabalhos, realizados no contexto do Projeto Remição pela Leitura: o lançamento da ação “Cultura para Todos”, promovida pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Santa Vitória.

Estiveram presentes a Secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia, acompanhada da Assessora Fabiana de Almeida; o diretor do Presídio de Santa Vitória, Nubes Santana, o diretor do Presídio Jacy de Assis de Uberlândia, Luciano Evangelista Cunha; diretora da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Santa Vitória) Stella Cristina Queiroz ; Tenente do 6º Batalhão da PMSV, Marcos Guimarães de Oliveira, Cabo Renato Amaral; o Investigador da PMSV, Lázaro Roberto Silva; representante do CONSEP, João Leite da Silva; Presidente do Conselho de Comunidade, José Ariston de Lima – Presidente do Conselho de Comunidade; o Coordenador do Projeto Remição pela Leitura, Marcos Medeiros, a Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Maria das Dores, o Historiador Cláudio Scarparo, a diretora do Centro Municipal de Cultura e Arte, Rosângela Jacinta, acompanhada de sua equipe.

O trabalho consistiu em discutir, no contexto do Projeto “Remição pela Leitura”, textos que despertem para consciência da preservação do patrimônio cultural, perpassando por reflexões realizadas no processo de Educação patrimonial.
Na oportunidade, toda a população carcerária assistiu a um concerto musical de instrumentos de corda: violão e violino e aerofone: acordeão, sob o comando do Centro Municipal de Cultura e Arte “Anésio Souza Santos”.

Para abertura dos trabalhos, o Coordenador do Projeto, Marcos Medeiros da Costa, ao realizar o colóquio: “Leitura e cultura”, explanou sobre o Projeto de Leitura e destacou a importância de levar a todos, indistintamente, independente do lugar onde estejam, a cesta básica de cultura, constituída pela música, pela literatura, pela dança e outras manifestações artísticas.
“Hoje, em caráter inédito, nossos reeducando, em privação de liberdade, estão desfrutando da Educação e Cultura, como um direito de todos”, pontuou. “Isso só está acontecendo, porque o Poder Público acredita que todos aqui, encarcerados, têm a chance de superarem as adversidades e um desses caminhos está na promoção do conhecimento, por meio da Educação e da Cultura”, concluiu.
Segundo a Secretária de Educação e Cultura, o evento traz à tona a oportunidade de todos os reeducandos refletirem sobre a empreitada de uma nova história.
“Acreditamos em um novo projeto de vida para cada um de vocês. Acreditamos em vocês, porque, na condição de educadores, temos a missão de promover a transformação de novas realidades”, refletiu. “Por isso, acredito, piamente, que vocês, a partir da leitura e da cultura, traçarão um novo rumo para suas histórias: um novo recomeço”, incentivou.
Para o Diretor do Presídio, Nubes Santana, a parceria da Administração Municipal com as ações da Unidade Prisional comprovam o compromisso do Poder Público com a promoção da Dignidade da Pessoa Humana.

A Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Maria das Dores (Dorzinha), em entrevista, enfatizou que a ação perpassa pelo trabalho incessante do Departamento de Cultura na promoção do Projeto Educação Patrimonial. “Nosso compromisso não é promover cultura somente nas escolas. Queremos que a discussão da Educação Patrimonial seja um hábito rotineiro em abrigos, praças, bares, bairros, igrejas, hospitais e presídios. Essa oportunidade revela o nosso compromisso com a cultura local”, destacou.
“A articulação do nosso projeto de Cultura Patrimonial com o projeto Remição pela leitura representa o marco inicial de uma nova forma de se fazer Educação e Cultura em espaços, quase sempre, nunca pensados”, concluiu.