Na última terça-feira (23), foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural uma Visita Patrimonial à Capela Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Perdilândia. Um bem tombado do Município pelo Decreto nº 3.080/2009, de 02 de abril de 2009.
Uma ação educativa que teve como objetivo a conscientização e a importância da Educação Patrimonial e, ao mesmo tempo, contribuiu para a preservação deste legado. A visita envolveu também a comunidade escolar, possibilitando o empoderamento do patrimônio cultural de nosso município.
A inserção do Conteúdo “Patrimônio Cultural” na matriz curricular das escolas municipais de Santa Vitória foi criado a partir de 2018, tornando nosso município pioneiro nesta conquista, ao preservar a memória coletiva e individual, bem como a formação da identidade do nosso povo.
Segundo a Secretária de Educação, Francisca Vânia, as visitações são uma forma de preservar nossa história, pois somos os resultados da mesma.
“Alunos, absorvam este momento de educação patrimonial, pois a preservação da história será transformada em nossa identidade. O foco deve estar na preservação do patrimônio. Construir nossa história e preservá-la para não perder, dando continuidade para os nossos que virão”.
O Encontro foi marcado de possíveis melhorias para agilizar o processo de restauro do referido local, que será realizado pela Arquiteta Thaís Pereira.
“A visitação tem como missão valorizar a cultura por meio de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção. Nesse sentido, é primordial a preservação e proteção do bem cultural como referencial da identidade local e, esta capela faz parte deste referencial, portanto merece todo o trabalho de proteção e preservação”, pontuou o Historiador Cláudio Scarparo.
Dando sequência ao evento, várias atrações: uma música interpretada por Cleiton Marques, uma apresentação sobre ”O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA” realizada pelos alunos: Luíz Felipe, MaiK, Maria Clara e Mirella, da Escola Municipal Tancredo Neves e, junto aos trabalhos realizados, alguns relatos sobre a história de Distrito, apresentados pelos moradores do local: Professora Monica Rodrigues; Senhor Paulo Silva; Maria Aparecida Coelho de Souza e Francisco Marcolli.
Para o Senhor Francisco Chagas de Oliveira – Curimba, morador do local, este foi um momento de relatar e relembrar fatos históricos de Perdilândia, assim como: sua origem, como surgiu a comunidade e até mesmo como surgiu o nome “PERDILÂNDIA”.
Para a Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural Maria das Dores, esse evento pode nos conduzir a soluções apontadas como esforços que devem ser canalizados visando a consolidação de uma política de proteção de acervos, assim como ações efetivas de restauração de bens culturais. “A visita nos deu um norte para que possamos revitalizar os locais históricos”, salientou.
Agradecimentos, de forma especial, à Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia; Secretária Adjunta, Fabiana Almeida; Assessor de Gabinete de Perdilândia, Francisco Chagas de Oliveira – Curimba; Membros e Equipe Técnica do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; Vice-diretora, Viviane Rízia; Especialista, Aparecida Vieira, Professora Regiane Andrade de Jesus e alunos da Escola Municipal Tancredo Neves; integrantes da Imprensa; Cleiton Marques e a todos os moradores do Distrito de Perdilândia.
A Visita foi finalizada com um delicioso lanche servido a todos os presentes no evento.