Você está aqui:

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência mostra as habilidades dos alunos da APAE de Santa Vitória

Com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 foi aberta oficialmente, em Santa Vitória, na noite de domingo (19) com uma missa em Ação de Graças, realizada na Paróquia São Cristóvão, pelo Pároco, Padre Ailton Batista com a presença dos alunos, pais e servidores.

Diversas atividades marcaram a realização comemorativa da data durante toda a semana, com a participação do prefeito Salim Curi, da Primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, secretários municipais, autoridades, empresários, familiares, alunos e comunidade apaeana.

O prefeito destacou que os alunos são os atores principais deste grande evento que proporciona uma reflexão sobre Deficiência Intelectual e Múltipla. “Estamos dando total apoio a essas atividades que motivam os alunos e toda equipe apaena. Temos que entender cada vez mais a necessidade do compartilhamento das nossas ações para que as novas gerações também pensem no futuro destas crianças e jovens da APAE”.

A Primeira-dama, Mariza Curi agradeceu a todos os funcionários da APAE que, com muita dedicação e carinho, abrilhantaram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Parabenizou cada um pelo trabalho de excelência que vem desenvolvendo com estas crianças, em que envolve amor, comprometimento e dedicação”. Também agradeceu a todos que participaram e colaboraram com as doações tornando o evento um sucesso!

CAMINHADA
Ao longo de quase três horas, os participantes da Caminhada de Mobilização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, partiram da sede da APAE em direção as principais ruas e avenidas, na manhã de terça-feira (21), foram ganhando adesões pelo caminho, embalados pelas músicas alusivas ao tema.

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS
Na quarta-feira (22) os alunos do Projeto “Paz e Amor”, expuseram nas empresas: OBA e Souza Supermercados. Os trabalhos confeccionados foram desenvolvidos ao longo do ano com o intuito de mostrar as habilidades e potencialidades dos alunos através da arte.

NOITE DE PIZZAS
Quinta-feira, dia 23, foi a noite de pizza, na Venerata Pizzaria para todos os alunos da APAE, visando a interação e inclusão social.

GINCANA COM ESCOLAS MUNICIPAIS
No dia 24, sexta-feira, no período matutino os alunos da Apae receberam os alunos das escolas municipais São José e Tancredo Neves para participarem de uma gincana interescolar com os alunos das escolas. De acordo com a diretora Soneida Barbosa, o objetivo foi proporcionar um dia de integração entre os alunos, onde tiveram a oportunidade de interagir com os alunos do município.

FILME SOBRE INCLUSÃO
Uma iniciativa inovadora permitiu que os alunos da APAE, na tarde de segunda-feira, dia 27 assistissem a um filme, na sede da Acisv sobre Inclusão. O Filme “Dumbo” possibilitou novas formas de promover a integração social e educacional das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Após o filme a Psicóloga Maristela Franco promoveu um debate com os pais e alunos sobre o tema abordado, promovendo reflexões no dever da igualdade para inclusão.
“O projeto conseguiu atingir seu objetivo ao promover novas reflexões sobre diferentes realidades e sobre como torná-las inclusas nos diferentes âmbitos de nossa sociedade”, disse a diretora.

NOITE DAS ESTRELAS
O encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, aconteceu no dia 28/08, com a “Noite das Estrelas”. Houve a participação de autoridades políticas, professores e a presença da comunidade que aplaudiu e se emocionou com a eficiência dos alunos da APAE de Santa Vitória. “Parabéns a todos os participantes, organizadores e coordenação”, reconheceu o prefeito Salim Curi que assistiu a todas as apresentações ao lado da esposa Mariza Curi.

Para a realização do evento, o ginásio Flávio Morais recebeu uma decoração especial da equipe da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, com a responsabilidade dos decoradores Jackson Alves e Gisele Morais.

Notícias Relacionadas