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Secretaria de Saúde investe em capacitação sobre atendimento humanizado com equipes da Saúde Social

Nos dias 12 e 13 de julho, foi realizado na UAITEC um treinamento sobre Atendimento Humanizado com as equipes de atendimento das unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Com o intuito de estreitar os laços entre colaboradores do Social e Saúde, o Secretário Geraldo Júnior convidou as recepcionistas dos CRAS, em virtude do trabalho multidisciplinar realizado entre ambas as Secretarias.

O treinamento objetivou possibilitar a uniformidade das informações referentes aos processos da saúde, melhorar a comunicação entre as equipes e unidades de saúde e social, e, principalmente, conscientizar e motivar as equipes para a importância do atendimento humanizado.

Tendo vista que qualquer situação de doença coloca o cidadão em situação vulnerável, ocasião em que os sintomas, dores, resultados de exames, acidentes, causam um grande impacto na vida da pessoa, a equipe que a recebe precisa prestar um atendimento humanizado, olhando nos olhos, com escuta atenta, respeito e ética, construindo confiança e demonstrando comprometimento com a situação. A adesão ao tratamento, depende muito da relação entre paciente/família/equipe, e da confiança/segurança na equipe que cuida.

De acordo com a Psicóloga Denise Maciel, responsável pelo Treinamento, “é o tão falado olhos nos olhos que humaniza o tratamento, é ele que permite a troca, o cuidado e o crescimento mútuo entre quem cuida e quem é cuidado. Em um atendimento humanizado, todos saem ganhando, independente do resultado final, porque nele o amor ao humano prevalece em sua mais nobre essência”, explicou Denise.

O Secretário de Saúde, Geraldo Júnior, enfatizou a importância em atender o próximo de forma humanizada: “Todos merecem um bom atendimento. O exercício da empatia é fundamental, pois as circunstâncias são imprevisíveis, e precisamos plantar hoje o futuro que queremos colher amanhã. É necessário que façamos às pessoas, o que gostaríamos que fizessem por nós”.

Ao final do treinamento, foi distribuído aos participantes um saquinho com sementes de girassóis, contendo a frase: Atendimento Humanizado: Plante esta ideia.

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