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Projeto Remição pela Leitura promove reflexão em torno da obra “Extraordinário”

O Projeto Remição pela Leitura, desenvolvido na Unidade Prisional de Santa Vitória – MG oportunizou, em sua edição, neste mês de julho (19), uma ação que fomenta o desenvolvimento intelectual e reflexões dos reeducandos, participantes do projeto, sobre temas sociais.

Projeto Remição pela Leitura promove reflexão em torno da obra “Extraordinário”

Por meio da história de August Pullman, protagonista do livro Extraordinário, uma das obras emergentes da literatura atual, os detentos leram e discutiram o livro, através de uma metodologia diferenciada.

Escrito por R.J. Palácio, Extradordinário é um livro que conquistou diversos públicos e foi adaptado para o cinema, em 2017. A obra destaca um enredo inteligente, sensível e leve do qual emergem mensagens sutis e humanas, promovendo uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo.

A ação pautou-se na leitura da obra pelos detentos e, em seguida, em uma roda de conversa, intitulada TERTÚLIA, em que puderam discutir a leitura do livro, apontando reflexões sobre os capítulos e estratégias de leitura.

O trabalho foi coordenado pelo Pedagogo Marcos Medeiros; pela Psicóloga colaboradora Deisy e pela Assistente Social Keyla.

A segunda etapa da ação seguiu com a projeção do filme de mesmo título, baseado no livro que subsidiou a interface com a Literatura e a produção cinematográfica.

A formação do acervo, para consolidação do tema Extraordinário, deu-se, a partir da doação de títulos inéditos por Cidadãos de Santa Vitória e apreciadores da literatura.

O último momento se deu por meio da produção de uma Resenha Crítica, orientada pelo Pedagogo do projeto e que, consequentemente, será direcionada para o processo de remição de pena, com base na legislação do Conselho Estadual de Justiça de MG.

Segundo o autor do projeto, Marcos Medeiros da Costa, a próxima etapa desse mesmo trabalho será realizada na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora das Graças, onde os alunos do 9º ano lerão a obra e realizarão um momento de reflexão, após, também, assistirem ao filme de mesmo título.

“Considero esta categoria de ação o caminho para internalização de valores. Quando o aluno se sensibiliza com o tema e consegue alinhar à vida social, promove-se a aprendizagem significativa”, concluiu.

Para a Secretaria de Educação, Francisca Vânia, o projeto certifica o compromisso do Poder Público em apoiar todas as ações que promovem a educação de todos aqueles que dela necessitam. “Estamos orgulhosos com esse trabalho. A partir dele, uma nova forma de fazer Educação vem ao encontro do nosso Projeto no contexto das políticas públicas”, destacou a secretária.

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