O Projeto Remição pela Leitura, desenvolvido na Unidade Prisional de Santa Vitória – MG oportunizou, em sua edição, neste mês de julho (19), uma ação que fomenta o desenvolvimento intelectual e reflexões dos reeducandos, participantes do projeto, sobre temas sociais.
Por meio da história de August Pullman, protagonista do livro Extraordinário, uma das obras emergentes da literatura atual, os detentos leram e discutiram o livro, através de uma metodologia diferenciada.
Escrito por R.J. Palácio, Extradordinário é um livro que conquistou diversos públicos e foi adaptado para o cinema, em 2017. A obra destaca um enredo inteligente, sensível e leve do qual emergem mensagens sutis e humanas, promovendo uma verdadeira lição de vida sobre respeito e amor ao próximo.
A ação pautou-se na leitura da obra pelos detentos e, em seguida, em uma roda de conversa, intitulada TERTÚLIA, em que puderam discutir a leitura do livro, apontando reflexões sobre os capítulos e estratégias de leitura.
O trabalho foi coordenado pelo Pedagogo Marcos Medeiros; pela Psicóloga colaboradora Deisy e pela Assistente Social Keyla.
A segunda etapa da ação seguiu com a projeção do filme de mesmo título, baseado no livro que subsidiou a interface com a Literatura e a produção cinematográfica.
A formação do acervo, para consolidação do tema Extraordinário, deu-se, a partir da doação de títulos inéditos por Cidadãos de Santa Vitória e apreciadores da literatura.
O último momento se deu por meio da produção de uma Resenha Crítica, orientada pelo Pedagogo do projeto e que, consequentemente, será direcionada para o processo de remição de pena, com base na legislação do Conselho Estadual de Justiça de MG.
Segundo o autor do projeto, Marcos Medeiros da Costa, a próxima etapa desse mesmo trabalho será realizada na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora das Graças, onde os alunos do 9º ano lerão a obra e realizarão um momento de reflexão, após, também, assistirem ao filme de mesmo título.
“Considero esta categoria de ação o caminho para internalização de valores. Quando o aluno se sensibiliza com o tema e consegue alinhar à vida social, promove-se a aprendizagem significativa”, concluiu.
Para a Secretaria de Educação, Francisca Vânia, o projeto certifica o compromisso do Poder Público em apoiar todas as ações que promovem a educação de todos aqueles que dela necessitam. “Estamos orgulhosos com esse trabalho. A partir dele, uma nova forma de fazer Educação vem ao encontro do nosso Projeto no contexto das políticas públicas”, destacou a secretária.