A Prefeitura de Santa Vitória, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Desenvolvimento Social, com o apoio das secretarias municipais de Planejamento e RH, Obras e de Governo, realizou o 1º Juninão de Santa Vitória. O evento aconteceu nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho, na Praça Francisco dos Reis Goulart.
O 1º Juninão reuniu grande público e contou com apresentações culturais dos CEMEIs: ‘Ercílio Domingues Franco’; ‘Luíza Maria de Paula’; ‘Alcione Siqueira Faria Rodrigues’ e das Escolas Municipais: ‘Geraldo Ribeiro’, ‘Tancredo Neves’; ‘São José’ e várias apresentações de dança de quadrilha, com alunos e professores das escolas engajadas nesta iniciativa da Administração Municipal ‘Uma vida melhor para o povo!’.
As pessoas da 3ª Idade do ‘Grupo Conviver’ e os alunos do Projeto “Aprendendo a Crescer” também se apresentaram em grande estilo, animando a primeira noite da festa. Quem foi, teve também a oportunidade de saborear deliciosas guloseimas nas barracas com comidas e bebidas típicas. E a melhor, toda a renda revertida para as escolas e CEMEIs.
A festa, animada pela dupla, Jean e Jeferson, envolveu toda a população, no melhor forrozão, promovendo a melhor festa junina de todos os tempos, “o 1º Juninão de Santa Vitória”. Contamos também com a presença da Polícia Militar e da equipe da secretaria municipal de saúde que garantiram total tranquilidade na realização do evento.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, agradeceu e ressaltou o envolvimento de todos para a realização da festa. “Tenho certeza de que estamos lançando mais um grande sucesso da Prefeitura de Santa Vitória que é esta festa maravilhosa para as nossas famílias. Nossa intenção é valorizar nossa cultura local e promover uma interação entre as escolas e a população, além de divulgar a nossa cultura e os nossos artistas, em praça pública”, destacou Mariza Curi.
O Prefeito, Salim Curi, esteve presente e destacou a importância do Juninão que propicia lazer aos santa-vitorienses. “Estamos felizes, pois foiuma festa muito bonita com uma programação preparada para as famílias e para a comunidade escolar. E o público que compareceu se divertiu e fez uma bela festa”, destacou o Prefeito.
PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA – APRESENTAÇÕES DO CEMEI ERCÍLIO DOMINGUES FRANCO E ESCOLA MUNICIPAL GERALDO RIBEIRO
Na programação oficial, o CEMEI Ercílio Domingues Franco promoveu a abertura das apresentações culturais com as crianças do PRÉ I A e B – Planta Bambolê; PRÉ I C – Fogaréu; PRÉ I D – Festa do Interior. A Diretora, Aracelli Gomes da Silva, com sentimento de dever cumprido, agradeceu a presença dos pais no 1º Juninão, evento que marcou o fortalecimento da cultura e, em especial, às crianças da Educação Infantil pela brilhante participação nas apresentações de abertura e extensivo a toda equipe e colaboradores que não mediram esforços para que fosse possível a realização desta festa popular.
Ainda na primeira noite do Juninão, a Escola Municipal Geraldo Ribeiro retratou a história da festa junina trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. Por coincidência, os índios que habitavam o nosso país, realizavam rituais nessa mesma época de junho para celebrar a agricultura e com a vinda dos jesuítas, as festas se fundiram e os pratos passaram a utilizar alimentos nativos, como mandioca e milho.
Nas apresentações, a quadrilha dos alunos da Educação Infantil do período da tarde (professoras Aparecida Cristina, Juciane e Maria Betânia), marcada pelo professor Ramon; a Dança da Saia com os alunos da Educação Infantil do período da manhã (professora Ana Lúcia); Quadrilha com alunos dos 1º ano do período da tarde (professoras Carmen e Gina) marcada pela professora Carmen; Quadrilha com alunos do primeiro e segundo ano do período da manhã (professoras Meyre Luce e Dorcas); Dançando quadrilha com a música do Patati e Patatá alunos dos segundos e terceiro ano (professoras Andréia, Maria das Graças e Enia) Coreógrafo Ricardo; Forró música Mandacaru com alunos dos terceiros anos do período da manhã (professoras Alessandra Castro, Káthia) Coreógrafo Wellingthon; Catira com a música Chora Viola com alunos dos quartos e quinto anos das (professoras Êde, Maria Donizete e Gláucia), Coreógrafo Ricardo.
Encerrando as apresentações da primeira noite, a dança de quadrilha da Melhor Idade, com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras, embalados ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil.
SEGUNDA NOITE DO JUNINÃO – APRESENTAÇÕES DO CEMEI ALCIONE SIQUEIRA E A ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES
Na segunda noite, CEMEI Alcione Siqueira e a Escola Municipal Tancredo Neves participaram juntamente, com as apresentações dos seus alunos e tornaram a noite num momento especial, com a participação também dos alunos que integram o Projeto Aprendendo a Crescer.
As diretoras Hannah Liak Franco e Sinara Dantas agradeceram imensamente toda sua equipe pela dedicação e colaboração para que a festa ficasse ainda mais bonita e fosse um sucesso!
Os professores e coreógrafos levaram para o palco as seguintes apresentações: “E a Festa Junina é tudo de bom… Tem pipoca, bolos, doces, canjicada e quentão… Têm muitas bandeirinhas, uma fogueira enorme e às vezes, até balão, mas o que traz a verdadeira alegria são, na verdade, as danças e as quadrilhas!
Os alunos do CEMEI Alcione Siqueira, das turminhas do Maternal I e Maternal II apresentaram a dança com as músicas: “Noite de São João”; a quadrilha da Escola Municipal Tancredo Neves, com os alunos da Educação Infantil das professoras Suely e Kelen; os alunos do CEMEI Alcione Siqueira, Pré de 4 anos, das Professoras Flávia Silveira e Roseli Arantes, dançaram com toda alegria as músicas: “Sai Preguiça e Sebastiana”; a Escola Municipal Tancredo Neves apresentou a dança “Fogaréu” com os alunos do 1º ano, da professora Daniela, resgatando culturas regionais típicas dessas festividades; os pequeninos, das professoras Suely e Kelen, com a música “Eu só quero um xodó”; os alunos do 1° Ano, da Escola Municipal Tancredo Neves, da professora Gardênia, com a dança dos bambolês; os alunos dos 2º e 3º anos, ensaiados pelaprofessora Taty, apresentaram ao som da música “São João do Reino”; os alunos dos 2º e 3º anos, coreografados por Viviane Rízia, se apresentaram ao som do Hino Nacional do Brasil; a professora Elenice, Juntamente com as alunas da Escola Municipal Tancredo Neves, fizeram uma bela apresentação do Carimbó, ritmo alegre e envolvente que representa a cultura do Norte do país; Trazendo mais cores e efeitos visuais, a dança da Fita, coreografada pelas professoras Wany e Zilda com os alunos do turno da manhã; mais uma apresentação regional com grande destaque a “Catira”, que prende a atenção de todos com seu ritmo marcado pelas batidas.
Para fechar com chave de ouro, as apresentações da noite, os alunos e funcionários da Escola Municipal Tancredo Neves dançaram uma animada quadrilha.
TERCEIRA NOITE DO JUNINÃO – APRESENTAÇÕES ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ E O CEMEI LUIZA MARIA DE PAULA
Com dedicação e carinho, a Escola Municipal São José e o CEMEI Luiza Maria de Paula, juntamente com as demais instituições de ensino municipal e parceria da Prefeitura Municipal, organizou esta linda noite cultural.
“Queremos proporcionar momentos de descontração, alegria e integração entre família e escola”, disse a diretora Maria Diva e Jesus, acompanhada pela diretora do CEMEI, Márcia Maria de Moura, que fez os agradecimentos. “Agradecemos a Deus, aos alunos, aos servidores e aos pais que muito nos ajudaram para que essa festa pudesse acontecer”.
O CEMEI Luiza Maria de Paula apresentou duas quadrilhas com as crianças da educação infantil, das professoras Maria Aparecida e Ilma Morena, turno da manhã e outra das professoras Célia e Marcia, do turno da tarde. Também teve a dança da saia das 3 turmas de maternal, professoras Neidimar, Jackceli e Madalena.
A Festa Junina é uma das principais comemorações brasileiras e este ano, com a chegada da Copa do Mundo, entra em cena a paixão por este movimento verde/amarelo, influenciado pelo futebol e, por meio desse evento, resgatamos a memória da festa junina e durante as apresentações foi enfatizado a Copa do Mundo: A quadrilha faz parte desta tradição e, por isso, os alunos da Educação de Jovens e Adultos, sob a coordenação das professoras Irenilda e Lilia, fizeram uma belíssima apresentação; os alunos da Educação Infantil e primeiro ano do turno da manhã, juntamente com as professora Cristiane e Daiane, apresentaram uma linda quadrilha com a música “Olha o fogo, olha o fogaréu; os alunos da Educação Infantil, do turno da tarde, juntamente com as professoras Jandira, Patrícia e Adriana dançaram uma movimentada quadrilha; os alunos do Segundo e Terceiro Ano do turno da Manhã, juntamente com as professoras Elaine e Silvânia apresentaram uma quadrilha diferente; os alunos do Primeiro e Segundo ano, do turno da tarde, juntamente com as professoras Regilaine e Nirlei, realizaram uma linda quadrilha; os alunos do Terceiro e Quarto ano, do turno da tarde, juntamente com as professoras Leli e Fabiana fizeram apresentação da “Quadrilha das Flores”. Coreógrafo: Ricardo Júnior; os alunos de 6º ao 8º Ano do turno Manhã e Tarde, sob a coordenação da Professora Rudiene, apresentaram musical “Hexa Brasil” de Dido Oliveira. Coreógrafos: Alunos Alef e Ludmila; os alunos do 4º e 5º ano, do turno da manhã, juntamente com as professoras Geane e Adegivane, apresentaram A DANÇA DAS FITAS.
E para finalizar nossas apresentações, os alunos do Quinto ano, do turno da tarde, juntamente com as professoras Mayre Luce e Solângela, terminaram com uma belíssima apresentação da CATIRA. Coreógrafo: Ricardo Júnior.