Você está aqui:

Prefeitura inicia nova etapa da coleta seletiva e realiza uma série de ações para incentivar a preservação ambiental

Em busca de melhorar a qualidade de vida dos santa-vitorienses e do nosso meio ambiente, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Meio Ambiente, implantou novamente a Coleta Seletiva em todos os bairros da cidade.

Cronograma Coleta Seletiva

A nova etapa da coleta seletiva teve inicio no dia 16 de Maio, e todos os produtos recicláveis estão sendo levados para um galpão, localizado nas proximidades do Aterro Sanitário de Santa Vitória, e assim segregados e vendidos pelos catadores do nosso município.

De acordo com a Engenheira Ambiental, Isadora Silva Queiroz, após mais de um mês de testes e com resultados satisfatórios foi lançado o cronograma oficial para a Coleta Seletiva em toda a cidade. “Já pode ser visto os benefícios desta coleta pela quantidade recolhida, cerca de aproximadamente 4 toneladas de resíduos, que iriam para o Aterro Sanitário, diminuindo a sua vida útil, e que agora estão sendo segregados e levados à reciclagem”, afirmou.

O Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira, ressaltou que a coleta consiste no seguimento porta a porta, os materiais recicláveis são separados pelos moradores e colocados na calçada para serem coletados por uma camionete a partir das 6h da manhã de Segunda-Feira a Sexta-Feira, seguindo o cronograma dos bairros. “O material deve ser acondicionado em sacos plásticos, de preferência transparentes, ou em caixas de papelão, que facilitem a coleta, e dispostos em frente ao local da coleta (no passeio)”, explicou.

O Prefeito Salim Curi lembrou a importância da Gestão com responsabilidade para fortalecer o programa e fomentar a atividade desenvolvida. “De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010, a implantação da Coleta Seletiva é obrigação dos municípios, sendo esta um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por moradores da cidade. Reciclagem é a utilização, como matéria-prima, de um produto que seria considerado lixo ”, concluiu.

RESÍDUOS QUE A COLETA SELETIVA RECOLHE:
Papel (Jornais; Listas telefônicas; Folhetos; Caixas de papelão; Embalagens Tetra Pak)

Plástico (Garrafas; Embalagens plásticas; Potes de creme, Shampoo, produtos de limpeza; Baldes; Sacos e Sacolas)

Vidros (Vidros de produtos de limpeza; Cascos e Garrafas em geral; cuidado com vidro quebrado)

Metal (Latas de alumínio-cerveja e refrigerante; Latas de conserva de alimentos; panelas, mesas e cadeiras velhas)

Recolhemos também eletrodomésticos velhos (fogão, geladeira, micro-ondas, ferro de passar roupa, máquina de lavar, liquidificador)

Notícias Relacionadas