Aconteceu nesta terça-feira (12), na Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, no Auditório Paulo Freire, um encontro com o tema “Educação Inclusiva”.
Esse encontro foi possível devido à parceria com a SRE – Superintendência de Ensino de Ituiutaba onde as analistas pedagógicas Leila Furtado, e Eliane Rocha conduziram a formação.
No turno da manhã participaram diretores, especialistas, professores de apoio e sala recurso e regentes de turma que trabalham com alunos público-alvo da educação especial, teve como foco principal a formação dos profissionais, para trabalhar de forma eficiente com o aluno em suas competências. No período da tarde, os Especialistas reuniram-se para o Estudo de Caso, um instrumento utilizado no atendimento educacional especializado e que tem por objetivo refletir e analisar sobre o atendimento aos alunos público-alvo da Educação Especial, reconhecendo as dificuldades e as potencialidades dos alunos, discutir sobre a inclusão no ambiente escolar e identificar quando há necessidade do Professor de Apoio no cotidiano escolar.
Por meio desta capacitação foi possível perceber que o paradigma da inclusão pressupõe uma escola democrática, com respeito ao tempo do estudante, com a aprendizagem como centro e o estímulo ao trabalho colaborativo e participativo. A formação docente, além de adquirir competências para perceber as necessidades educacionais específicas dos alunos, é um motor para a construção de experiências bem-sucedidas e que a educação inclusiva seja de qualidade e verdadeiramente para todos. O que só será possível, de acordo com as palavras de Eliane Rocha, “se cada profissional acender dentro de si, a vontade de estudar”.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Francisca Vânia, o tema da Inclusão é relevante em todas as etapas da Educação Básica, pois representa o compromisso da escola, na perspectiva da justiça social.
“Acreditamos que uma reflexão dessa natureza poderá favorecer a conscientização de todos os profissionais da escola, para compreenderem o seu verdadeiro papel no processo de inclusão social, por isso, enfatizo a importância de que a Formação Continuada esteja sempre conectada ao cotidiano escolar”.