No dia 14 de junho foi realizado um Programa de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e com a empresa Areia Ponto Forte, na sala do PROINFO, da Escola Municipal Tancredo Neves.
A empresa Areia Ponto Forte que está localizada no distrito de Chaveslândia, realiza a extração da areia, é representada por Rafael Arantes Santos. O proprietário explicou aos alunos a importância do material para as construções civis, como é feita a sua extração no rio e como incentivou a formação de hábitos e atitudes, ambientalmente corretos, junto aos alunos das duas turmas do 6° ano, do período da manhã, na Escola Municipal Tancredo Neves.
Os alunos envolvidos no Projeto assistiram ao filme WALL-E, cujo roteiro e direção foram feitos por Andrew Stanton. A arte cinematográfica fornece diversos pontos relativos à questão do lixo no ano de 2700, mostrando que seus antepassados foram incapazes de lutar pelo planeta, deixando-o para trás, cheio de entulhos para continuarem suas vidas preguiçosas e contaminadas pela inércia.
O filme WAAL-E vai mais além, ao mostrar outras facetas do consumismo e as facilidades da vida moderna, tais como: alienação, comodismo, preguiça e os problemas de saúde. Ao finalizar a atividade fílmica, os discentes criaram desenhos, alusivos ao tema e foram alertados sobre a responsabilidade que compete a cada um e o que poderá ser feito, ao buscar ações concretas e coerentes. Com o filme fica a REFLEXÃO: Como impedir os males causados ao Meio Ambiente e ao Ser Humano a “preguiça de pensar”?
Participaram das atividades: a Diretora da Escola, Sinara Aparecida da Silva Dantas, as professoras das turmas do 6° ano, o Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira, a Diretora de Meio Ambiente, Isadora Silva Queiroz e o representante da empresa Areia Ponto Forte, Rafael Arantes Santos.