O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na sexta-feira, 8 de junho. Para celebrá-lo, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e, em parceria com Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA–SV), Emater, Usina Vale do Pontal, Policia Militar do Meio Ambiente e Casa do Campo promoveram várias atividades.
As comemorações começaram nas escolas municipais com a confecção de produtos de artesanatos recicláveis, pelos parceiros envolvidos nas ações, com objetivo de mostrar aos alunos a importância da reutilização de resíduos através de ações que possibilitem sua utilização para várias finalidades, além de otimizar o máximo seu uso antes de descarte final, ou, ainda seu reenvio ao processo produtivo, visando a sua recolocação para o mesmo fim ou recolocação no mercado.
As atividades programadas iniciaram, no dia 06 de junho, na escola Geraldo Ribeiro envolvendo duas turmas de 2°ano, no período vespertino, com o tema “Aves”; no dia 07 de junho, as ações foram realizadas na escola São José, desenvolvendo artesanato reciclável com duas turmas do 5°ano no período vespertino, cujo tema foi “Bonecas”; no dia 08 de junho, na escola Tancredo Neves foi trabalhado um artesanato reciclável, com duas turmas do 5° ano no período matutino, que confeccionaram “porta treco”.
Ainda como parte da programação, na tarde do dia 08 de junho, foi realizada a culminância do movimento na Praça Francisco dos Reis Goulart, envolvendo todos os parceiros com foco na sensibilização e para informar sobre atitudes que levem à redução do descarte irregular e à preservação do ambiente.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater-local apresentou no palco várias informações importantes para conscientizar e alertar a população sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos e distribuiu panfletos do meio ambiente no estande, para complementar o assunto e alertar sobre a importância;
Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA–SV), juntamente com a Casa do Campo apresentaram os artesanatos recicláveis feitos nas escolas municipais deixando a mensagem do princípio dos 3R’s – reduzir, reutilizar e reciclar, este princípio que visa à gestão consciente e correta dos resíduos produzidos nas cidades e nos centros industriais, dando ênfase na reutilização dos produtos como na ação do artesanato reciclável possibilitando sua utilização para várias finalidades.
Usina Vale do Pontal parceria nos brinquedos, pipoca e algodão doce para a população, na coleta de resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Também apresentou o Programa de Educação Ambiental da CMAA realizado pela usina e, mostrou que tão importante quanto semear flores é semear novas ideias e reciclar.
A Polícia Militar do Meio Ambiente apresentou as apreensões realizadas no nosso município e os animais silvestres empalhados com o objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de proteger as espécies da fauna silvestre.
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e ONG ARPA-SV doaram mudas de árvores nativas de arborização e frutíferas, esterco e húmus de minhoca para adubação orgânica, com a finalidade de gerar menos impactos ao meio ambiente e melhorar a qualidade do solo.
Outra parceira, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social somou para o êxito das comemorações, por meio do Projeto Aprendendo a Crescer que apresentou a paródia da música “Quem protege a natureza vai ser campeão com certeza” pelo músico facilitador social Fernando Paulo – Barone, com a participação dos alunos.
Finalizando as ações, a secretaria municipal de Educação e Cultura, por meio do Centro Municipal de Cultura e Arte realizou duas apresentações coordenadas, Rosângela Jacinta Gonçalves, com os profissionais Gabriela Cristina Ferreira Silva e Jerry Adrianni de Carvalho e o aluno José Celmo Santos Barros. As alunas da Escola Estadual José Paranaíba orientadas pela professora Silvânia apresentaram uma dança alusiva ao tema.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira, o detalhe que mais chamou a atenção foi à quantidade de material recolhido na coleta seletiva de metal, plástico, papel e vidros que será entregue para os catadores de recicláveis da nossa cidade.
“Esta prática de separar o lixo tem vários benefícios para a preservação do meio ambiente, além de geração de empregos e renda por meio da reciclagem. O mundo está cada vez mais preocupado em adotar atitudes sustentáveis e a reciclagem é uma ótima solução para alguns dos problemas atuais”, destacou Roberval Domingues Pereira, que juntamente com a sua equipe se esforçou para entregar à população uma semana movimentada, informativa e prazerosa.
Compareceu para prestigiar o evento, os secretários municipais, Fernando Bonito, Carlos Queiroz, João Batista de Medeiros, Moussa El Bayeh, Junior Sebastião de Souza, Mariza Curi e Fabiana Almeida, representando a secretária da Educação e Cultura; Engenheira Agrônoma da Emater, Priscila Vivas; Engenheira Ambiental, Isadora Silva Queiroz; Rodrigo da Silva Carvalho, Jussara de Oliveira Silva e Saulo Generoso da Silva.