Educação realiza Plenária – Plano Municipal de Educação

A Comissão do Fórum e Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação (PME) realizou uma Plenária, no dia 19 de junho, entre 13h e 15h30, no Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Membros do Fórum Municipal de Educação (FME), Comissão de Representatividade da Sociedade e Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação e do Legislativo, participaram do evento com o objetivo de promover esclarecimentos para elucidar as dúvidas, porventura existentes, além de sugerir mudanças e interagir sobre possíveis alterações das metas e estratégias do PME a ser apresentadas aos munícipes,no Fórum e Conferência Municipal, previsto para o dia 04 de julho de 2018. Esta Plenária é um reflexo do processo democrático e participativo de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia participou da Plenária destacou sua importância, pois todos estão participando de um ato democrático na avaliação e monitoramento do Plano Municipal, no qual foram realizadas várias prévias que antecedem ao Fórum e Conferência Municipal.” A participação de todos é muito relevante neste processo,” enfatizou.

Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que foi elaborado com participação do governo Prefeito e Vereadores) e da Sociedade Civil, Professores e Organizações. É o documento base que contém objetivos e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município, em um período de dez anos, ora, sendo monitorado e revisado, de acordo com a legislação em vigor.

A Presidente da Comissão do Fórum Permanente da Educação, Viviane Riza, destacou o grande valor que cada um de nós educadores, autoridades do executivo e legislativo e comunidade em geral. “Devemos nos primar por uma educação igualitária e de qualidade para a Educação de Santa Vitória,” salientou a Presidente.

A Assessora pedagógica e Membro da Equipe Técnica e Comissão do Fórum Municipal, Gislaine Silva, apresentou as metas, estratégias e notas técnicas monitoradas pelos membros da equipe técnica referentes ao Plano Municipal de Educação, aprovado em 10 de junho de 2015. Logo em seguida, houve discussão entre os presentes destas possíveis alterações, que também serão apresentadas no Fórum e Conferência Municipal da Educação, no dia 04 de julho de 2018, para, posteriormente ser enviado à Câmara Municipal a respectiva proposta de adequação pelo poder legiferante.

Agradecimentos à todos os participantes pela efetiva colaboração: membros da Equipe Técnica, Comissão do Fórum e Assessores dos Vereadores Eudécio Rezende, Assis Tostes, Joaquim Lima e, em especial, aos Vereadores presentes: “Henrique Manquinho, Henrique da Marcenaria e Marquinho da Farmácia. Foi uma tarde produtiva e de grande relevância em prol da Educação de nosso Município.