Você está aqui:

Prefeitura de Santa Vitória intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti no distrito de Chaveslândia

Durante toda a semana, o distrito de Chaveslândia recebeu uma grande ação de limpeza urbana realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Endemias, com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, bem como Chikungunya, Zika e Febre Amarela Urbana.

As atividades desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Endemias e demais colaboradores, iniciaram com a visita às residências e estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas, para a coleta de resíduos, e orientação à população sobre o descarte correto dos resíduos para a eliminação do mosquito. Também foram desenvolvidas ações de borrifação de UBV em alguns pontos críticos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, as ações têm sido reforçadas por meio de novas estratégias para ampliar o controle sobre a proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

“Uma dessas iniciativas é a continuidade das ações na próxima semana e a disponibilização de borrifação de UBV para todas as residências. Estamos otimizando o trabalho das equipes de Agentes de Endemias, acrescentando novas estratégias que poderão ser adotadas para avançar na erradicação e prevenção, e no atendimento eficiente à população”, acrescentou Geraldo Júnior.

Outro fator importante ressaltado pelo diretor de Vigilância em Saúde, Renato Cali, é que a população esteja em constante vigília e, também seja parceira dessa ação, adotando os cuidados básicos dentro de casa e contribuindo com o combate aos focos do mosquito, permitindo a vistoria das residências e estabelecimentos pelos Agentes.

“A dengue só pode ser combatida com o trabalho em conjunto da Saúde e, principalmente, da população, pois todo o esforço do Centro de Endemias será irrelevante se a população não tiver a devida consciência de sua responsabilidade no extermínio do mosquito Aedes Aegypti”, finalizou o Secretário Geraldo Júnior.

Notícias Relacionadas