Você está aqui:

Celebrações, nas igrejas, acolhem novos párocos e reforçam compromisso com a comunidade católica de Santa Vitória

Com celebrações especiais realizadas pelo Bispo, Dom Irineu Andreassa, as comunidades paroquiais São Cristóvão e Nossa Senhora das Vitórias, respectivamente, receberam o Padre Ailton Batista Franco e o Cônego Luiz Antônio de Moraes – Tonhão, como Párocos, em cerimônia eucarística, nos dias 03 e 04 de fevereiro.

O Rito de posse dos novos párocos seguiu dentro das celebrações da Santa Missa, com os seguintes momentos: inicialmente fizeram a profissão de fé, entrega do Livro dos Evangelhos, a renovação de suas promessas sacerdotais, entrega das chaves da igreja e do sacrário; momento diante da pia batismal, e abertura do Sacrário, onde Jesus, alimento espiritual dado aos fiéis, fica posto para adoração.

A comunidade católica de Santa Vitória se mostrou entusiasmada com a chegada dos novos párocos que trazem como missão unir os povos e as comunidades, além de pastorear as paróquias de São Cristóvão e Nossa Senhora das Vitórias, que a exemplo de Cristo nos terá como seu rebanho.

O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi acompanhado da 1ª dama, participou das duas celebrações e, em entrevista, ressaltou o momento como muito especial para a comunidade católica que se reuniram, em celebrações, para dar as boas-vindas aos novos Párocos.

“Todos nós, na condição de cristãos, temos que participar dessas solenidades e acreditar nas transformações para uma cidade cada vez melhor. Também precisamos aceitar as novas mudanças e, com certeza, os novos párocos, com ampla experiência, terão papeis fundamentais na unificação das Igrejas e dos nossos povos, porque muitos são chamados e poucos escolhidos,” afirmou Salim Curi.

Numa conversa bem informal, Padre Ailton Batista Franco falou sobre seus 11 anos de caminhada sacerdotal, lembrou à data que se ordenou Padre, aos 19 dias do mês de agosto de 2006, na cidade de Itapagipe e da sua atuação na cidade de Canápolis, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião e na cidade de Iturama na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia, em Alexandrita, simultaneamente. Também, ressaltou a família como base na formação sacerdotal e nos adiantou algumas propostas de trabalho, já na condição de Pároco da Paróquia São Cristóvão e, com a aproximação do período da quaresma e preparação para a Páscoa.

Durante a Celebração da Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no domingo (04), nos Ritos Iniciais, o novo Pároco, Cônego Luís Antônio de Moraes que obediente à palavra de Deus e ao sacerdócio foi apresentado à comunidade: Cônego Luís Antônio de Moraes nasceu na cidade de Taubaté, São Paulo, em 13 de novembro de 1968.  Um dos onze filhos do casal João Menino de Moraes e de Sebastiana Graça de Moraes.

Cônego Luís Antônio estudou no Seminário menor em Taubaté/SP, cursou filosofia na diocese de Patos de Minas em Araxá e Teologia pela Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP – CEARP. Foi ordenado diácono 09 de dezembro de 1995 e sacerdote um ano após em 08 de dezembro de 1996.

Como sacerdote exerceu todo o seu ministério sacerdotal em Iturama, em 02 de fevereiro de 1997 tomou posse na Paróquia Santa Rosa de Lima sua primeira paróquia e no ano seguinte em 18 de agosto de 1998 tornou se pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima onde trabalhou por 19 anos, encerrando sua caminhada na comunidade em 28 de janeiro de 2018, quando a pedido de Dom Irineu Andreassa veio para a Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias dando continuidade à sua missão evangelizadora.

Notícias Relacionadas