Com a frase do Monsenhor Jonas Adib – ‘Não existe coincidência, mas providência de Deus’ se resume a trajetória dos 15 anos de dedicação e obras do Pároco, Padre Fernando César de Rezende realizadas, junto, às comunidades na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.
Foi uma noite marcada pela emoção e pelo grande número de fiéis que lotaram as dependências da igreja, na segunda-feira, dia 29, para celebrar em clima de louvor, ação de graças e gratidão, a despedida do Padre Fernando, que presidiu a última Santa Missa, na condição de Pároco. A Missa contou ainda com a presença de todos os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Na homilia, Padre Fernando ressaltou que todos os cristãos devem entender o chamado, pois na condição de sacerdote, tem a missão de pregar e testemunhar a palavra. Destacou também uma frase do poema ‘Mude’, da escritora e jornalista Clarice Lispector para justificar esse momento na sua vida Sacerdotal, mas espera que a comunidade paroquial o acompanhe com as orações e preces, em sua nova jornada na Paróquia São Judas Tadeu, em Ituiutaba.
Na ocasião, fez também uma retrospectiva do seu trabalho e rendeu graças a Deus pela oportunidade de ter conduzido esta Paróquia por 15 anos, dos seus 18 de formação Sacerdotal. Lembrou sua etapa como Vigário nas cidades de Iturama e Ituiutaba, lugar aonde vai recomeçar a construir uma nova história, alicerçada na experiência adquirida com um trabalho árduo para alavancar a história da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias e, transformá-la símbolo da nossa cidade: “uma capela, uma praça e uma árvore que foi plantada em 1958 e resgatada, através da Imagem restaurada e tombada como patrimônio cultural do município”, afirmou convicto do trabalho edificado, Padre Fernando.
A despedida foi marcada por vários momentos emocionantes, desde a entronização da imagem da padroeira Nossa Senhora das Vitórias pelos representantes da Comunidade Rural Menino Jesus, o casal Dona Maria e Sr. Emeu, até as homenagens no final da missa, com presentes e palavras de gratidão, pelos representantes do Poder Executivo, líderes religiosos e de organizações não governamentais, enfatizando todo o empenho do Padre Fernando durante o tempo que permaneceu como pároco, em Santa Vitória.
Na oportunidade, foram prestadas homenagens pelo Prefeito Salim Curi e sua mulher, a 1ª dama Mariza Curi; pela Coordenadora da Pastoral da Criança, Zilá Borges; pela representante da Pastoral Bom Pastor, Genaide; pelo representante da Renovação Carismática Leonardo; pela representante dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Luzia Lima; pelo Presidente da AVCC – Nivaldo da Silveira Lima; pelo ex-prefeito e amigo, Dr. Antônio Celso Andrade Domingues e pelo membro da Comunidade Luizinho da Floricultura. A celebração foi embalada pelo Grupo Vida e Missão e teve como ritual a tradicional Queima de Pedidos e a Benção do Santíssimo.
Padre Fernando encerrou a celebração com a benção final e convidou a comunidade para a acolhida ao novo pároco, Padre Tonhão, neste domingo (04), às nove horas da manhã. Em seguida, houve um momento de confraternização no Salão dos Vicentinos.