Esta semana está sendo marcada por diversas ações de conscientização sobre saúde mental. A Campanha Janeiro Branco “Quem cuida da mente, cuida da vida” é voltada para a promoção à Saúde Mental e tem como objetivo chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para as questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.
Durante os encontros desta terça-feira (23), que aconteceram no PSF Isidoro Cândido Ferreira, no CRAS Geni Braga da Silva, na rádio Band FM e no CAPS I Nildomar Donizete Bizinotto, o psicólogo Rômulo Frattari Bonito e a Coordenadora do CAPS de Santa Vitória, Luciula Nunes de Morais abordaram de forma preventiva o tema, ressaltando a relevância de cuidar da saúde mental, que abrange o equilíbrio de vários setores da vida e incentivaram as pessoas a perceberem a importância de tomarem consciência das próprias emoções, necessidades e decisões.
O secretário de Saúde Geraldo Júnior participou de alguns eventos e reforçou que o cronograma de ações vai abranger grande parte da população, levando informações valiosas sobre o tema. Na oportunidade, também foi frisado que a saúde publica dispõe de quadro de psicólogos que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e na Unidade Mista de Saúde Jerônimo Teodoro.
“A Campanha Janeiro Branco é de suma importância para a conscientização de cada ser humano, principalmente no que se refere à psicoeducação e sobre as problemáticas da saúde mental, portanto, este pontapé inicial é apenas o incentivo do cuidado constante que cada um de nós deve ter acerca de sua saúde como um todo, pois realmente, quem cuida da mente, cuida da vida”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior.