Durante encontro na manhã de segunda-feira, dia 18, a equipe do Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física – CIFE, da secretaria municipal de Saúde apresentou os números surpreendentes, em seus atendimentos, no ano de 2017.
No setor de Educação Física foram realizadas 1.206 aulas de Hidroginástica, Alongamento, Fortalecimento Muscular e Natação Infantil, sendo atendidos ao total 2.495 pacientes ao longo do ano. No setor da Fisioterapia foram atendidos 1.657 pacientes, dentro do Centro de Fisioterapia, no atendimento à Domicílio, no Lar do Idoso Dionísio Caixeta e em Chaveslândia no PSF José Fernandes, ao total foram realizadas 9.169 sessões.
Entre os números, foi apresentado um grande avanço e conquista do setor de Fisioterapia: à diminuição na lista de espera para atendimento interno no Centro, que em média, era de 150 pacientes aguardando atendimento e hoje se encontra com menos de 10, assim como o tempo de espera que era de até seis meses para ser chamado, diminuiu para no máximo 30 dias, sendo que em alguns casos há vaga imediata no momento do agendamento.
“Para nós Fisioterapeutas e principalmente para os pacientes, essa mudança traz inúmeros benefícios na condução do tratamento, com possibilidades de melhora completa do quadro clínico, levando a reabilitação e melhora da qualidade de vida daqueles que nos procuram cheios de esperança de uma vida melhor”, afirmou a coordenadora do CIFE, Dayanne Franco.
Na oportunidade, Dayanne Franco, fez questão de destacar o papel do Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física, na obtenção dos resultados pela abrangência do trabalho executado pela equipe, que atua desde a prevenção até o tratamento. Também apresentou alguns projetos de grande importância para a saúde da população, implantados pela Administração Municipal, por intermédio da secretaria municipal de Saúde.
“O Grupo de Natação “Infância Saudável”, que atende crianças com diagnósticos clínicos de Obesidade, Dislipidemia, Diabetes e Asma Brônquica, apresentou resultados positivos à saúde das nossas crianças do município; o Grupo de Gestantes “Mamãe Saudável Bebê Feliz”, em parceria com o ESF, que mostrou às futuras mamães que tem como desfrutar de uma gestação mais tranquila e equilibrada, levando a benefícios físicos e psicológicos, que trazem bem estar não só pra elas, mas também para seus bebês e o grupo A “Hora do Trabalhador”, com aulas de Alongamento e Hidroginástica, ministradas em horários estratégicos, às 07 horas da manhã e às 18 horas, para atender à população que necessita realizar o tratamento, em horário alternativo”, acrescentou.
Finalizando, a coordenadora agradeceu a toda à equipe pela dedicação, compromisso e profissionalismo frente ao nosso setor e juntamente com todos, aproveitou o memento para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de bênçãos!
O secretário de Saúde, Geraldo Júnior, não pode participar da celebração devido à agenda de reuniões, mas em nota parabenizou todos os colaboradores do Centro Integrado de Fisioterapia e Educação Física (CIFE) pelos excelentes resultados.
“No decorrer deste ano superamos todas as metas propostas. Para 2018, trabalharemos ainda mais para manter o bom atendimento, o alto nível dos serviços prestados e buscaremos atingir a nova meta, que é zerar a fila de espera”, pontuou o secretário.
Legenda da foto: A equipe do CIFE é constituída pela coordenadora Dayanne Franco; pelos Fisioterapeutas, Christian Martins, Daniela Barbosa, Millena Nascimento, Sinnara Queiroz, Sara Franzão e Keliane Guedes e pelas Educadoras Físicas, Elaine Aparecida Barbosa e Vera Sônia de Oliveira.