Neste dia 1º de dezembro, considerado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde divulga a nova reestruturação do Centro Terapêutico Amanhecer – CTA. Para a Assistente Social Coordenadora do Centro Terapêutico Amanhecer, Lúcia Helena Gonçalves Silva, a redefinição do setor será de grande valia para a execução de trabalhos direcionados eficazes, almejando ainda mais resultados satisfatórios no que se refere à prevenção e controle de casos.
“Considerando o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a partir de Janeiro de 2018 o Centro Terapêutico Amanhecer servirá como apoio para todas as unidades de saúde do município, contemplando diferentes realidades, contextos locais e capacidade em relação às necessidades da população prioritária atendida nos serviços de saúde”, afirmou a Coordenadora do CTA.
O Centro Terapêutico Amanhecer, oferta serviços direcionados à prevenção do HIV, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Hepatites Virais, tendo um papel estratégico para a realização de ações de prevenção e encaminhamentos para tratamento, o que demanda articulação e incorporação de todas as Unidades de PSF, Pronto Atendimento e Hospital e de acordo com suas possibilidades, fortalecerá o atendimento em relação às hepatites virais, sífilis e HIV, aprimorando o acesso dos usuários aos insumos de prevenção e incentivando ao uso de preservativos feminino, masculino e gel lubrificante.
Zilda Lopes Pereira Salazar, enfermeira do CTA, destacou a importância do trabalho multiprofissional que permeará a demanda, onde as unidades de saúde terão papel relevante no trabalho congregado ao Centro Terapêutico Amanhecer.
“A aquisição dos testes rápidos para diagnosticar HIV, Sífilis, Hepatites B e C, as ações de testagem e prevenções para a rede básica de saúde serão essenciais, pois contribuirão para o controle da transmissão vertical, para o registro de novos casos e identificação de coinfeccões”, ressaltou a enfermeira do CTA, Zilda Lopes Pereira Salazar.
Na oportunidade, Ela afirmou que com a testagem rápida, poderá proceder com diagnóstico e realizar manejo integral das demais IST, seja com ou sem laboratório – e realizar encaminhamento seguro ao serviço de referência para tratamento, se corresponsabilizando pela retenção e adesão ao tratamento.
“Percebo que a cada dia, estamos suplantando empecilhos, e reestruturando com muito carinho a Saúde de nosso município, sempre em busca de atualizações na área, possibilitando a realização de um trabalho engajado no princípio da prevenção, bem como, de controle, ofertando uma melhor qualidade de vida para nosso povo”, concluiu o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Xavier da Rocha Júnior.
A reunião para a reestruturação do Centro Terapêutico Amanhecer – CTA foi realizada, na segunda-feira (27), na sede do Projeto Social Aprendendo a Crescer, com a presença da Primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Curi que abraçou mais essa iniciativa e, parabenizou a todos pela soma de esforços, em beneficio da população santa-vitoriense.