O Levantamento de Índice Rápido da Dengue (Lira), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, entre os dias 16 a 18/10, identificou que o município de Santa Vitória está dentro do nível satisfatório com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.
Realizado anteriormente nos meses de Janeiro e Março, conforme o calendário da Secretaria Estadual de Saúde, obteve como resultados, respectivamente, 6,84% e 4,63%. Já no mês de Outubro o município teve como Índice de Infestação Predial (IIP) o valor de 0,6%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.
De acordo com o Diretor de Vigilância em Saúde, Renato Cali, os imóveis visitados durante esse trabalho foram definidos por sorteio, através do programa utilizado para gerenciar o Lira. Ele realiza o mapeamento dos locais com alto índice de infestação, identificando as áreas com maior proporção de focos e criadouros.
O Coordenador de Controle de Endemias, Sebastião Alves dos Santos, reforça que os agentes têm orientado a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, como objetos que acumulam água parada, garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais.
O secretário de Saúde, Geraldo Júnior, destaca que as ações de combate à Dengue continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando medidas preventivas em seu cotidiano.