Você está aqui:

Prefeito de Santa Vitória busca habilitação para funcionamento da nova sede do CAPS junto ao Ministério da Saúde

Deputado Newton Cardoso, Primeira-dama Mariza, Prefeito Salim Curi, ministro da Saúde Ricardo Barros, Jane Parreira e Vice Prefeito Renato

O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, esteve na última semana em Brasília, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros para viabilizar a habilitação para o funcionamento da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Na oportunidade, contou com a companhia da primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Curi; Vice-Prefeito, Renato José de Paula e esposa, Jane Parreira e do deputado federal Newton Cardoso Junior (PMDB).

De acordo com o Prefeito, com a regulação, o município passará a receber recursos federais para concretizar obras de complementação do prédio e dos serviços que serão gerados aos usuários da Saúde Mental, com mais conforto e qualidade. “Estamos empenhados em inaugurar essa obra inacabada pela gestão anterior, mas de relevância para nossa cidade, por isso, contamos com a parceria do nosso deputado federal Newton Cardoso Júnior e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Tenho certeza que vamos colher bons resultados de mais essa busca por recursos para o nosso município na esfera federal”, declarou o Prefeito.

O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Obras, Renato José de Paula afirmou que para atender as normativas e as exigências da Vigilância Sanitária em Saúde, a Prefeitura determinou, em meados deste ano, a execução das obras de complementação e de adaptações na sede do Centro de Atenção Psicossocial.

Instalação do projeto hidráulico no CAPS, uma das obras de adequação feitas pela atual Gestão

“O CAPS foi construído recentemente, mas necessitou de inúmeras adaptações como a execução de aterro e da calçada externa de acordo com as normas de acessibilidade; execução das instalações de prevenção e combate a incêndio (Projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros); repintura das paredes da elevação principal do prédio e das calçadas; fornecimento e instalação de fitas adesivas no piso para demarcação das rotas de tráfego; fornecimento e instalação de assentos sanitários elevados nos banheiros para PNE, além de outras melhorias que somarão para a funcionalidade do CAPS”, afirmou Renato José de Paula que tem executado as obras com recursos próprios do município.

O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Junior destacou a parceria da Coordenadora Regional da Saúde Mental, Elizeth Addad na condução do processo de habilitação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. “Agradecemos pelo empenho e dedicação para esta conquista do nosso Prefeito e, contamos com esse apoio incondicional nas próximas fases do CAPS, em prol de uma saúde melhor para a nossa população,” pontuou Geraldo Junior.

Para a Coordenadora do CAPS de Santa Vitória Luciula Nunes de Morais um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.

“Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras”.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com sofrimentos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.

Prefeito Salim Curi, Primeira-dama Mariza, Deputado Newton Cardoso, Vice Prefeito Renato, Ministro da Saúde Ricardo Barros

Notícias Relacionadas