O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, esteve na última semana em Brasília, com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros para viabilizar a habilitação para o funcionamento da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Na oportunidade, contou com a companhia da primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Curi; Vice-Prefeito, Renato José de Paula e esposa, Jane Parreira e do deputado federal Newton Cardoso Junior (PMDB).
De acordo com o Prefeito, com a regulação, o município passará a receber recursos federais para concretizar obras de complementação do prédio e dos serviços que serão gerados aos usuários da Saúde Mental, com mais conforto e qualidade. “Estamos empenhados em inaugurar essa obra inacabada pela gestão anterior, mas de relevância para nossa cidade, por isso, contamos com a parceria do nosso deputado federal Newton Cardoso Júnior e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Tenho certeza que vamos colher bons resultados de mais essa busca por recursos para o nosso município na esfera federal”, declarou o Prefeito.
O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Obras, Renato José de Paula afirmou que para atender as normativas e as exigências da Vigilância Sanitária em Saúde, a Prefeitura determinou, em meados deste ano, a execução das obras de complementação e de adaptações na sede do Centro de Atenção Psicossocial.
“O CAPS foi construído recentemente, mas necessitou de inúmeras adaptações como a execução de aterro e da calçada externa de acordo com as normas de acessibilidade; execução das instalações de prevenção e combate a incêndio (Projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros); repintura das paredes da elevação principal do prédio e das calçadas; fornecimento e instalação de fitas adesivas no piso para demarcação das rotas de tráfego; fornecimento e instalação de assentos sanitários elevados nos banheiros para PNE, além de outras melhorias que somarão para a funcionalidade do CAPS”, afirmou Renato José de Paula que tem executado as obras com recursos próprios do município.
O Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Junior destacou a parceria da Coordenadora Regional da Saúde Mental, Elizeth Addad na condução do processo de habilitação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. “Agradecemos pelo empenho e dedicação para esta conquista do nosso Prefeito e, contamos com esse apoio incondicional nas próximas fases do CAPS, em prol de uma saúde melhor para a nossa população,” pontuou Geraldo Junior.
Para a Coordenadora do CAPS de Santa Vitória Luciula Nunes de Morais um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.
“Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras”.
Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com sofrimentos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.