Você está aqui:

Dia “D” encerra Ações do Outubro Rosa em Santa Vitória

Um mês dedicado à saúde preventiva da mulher. O movimento mundial do Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Para chamar a atenção para a temática, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma programação especial neste mês. Caminhada de Conscientização, palestras, coleta de preventivo e muita informação marcaram o cronograma.

A programação do Outubro Rosa teve início no dia 18 de outubro com a Caminhada Rosa, promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde. Secretários Municipais, profissionais da saúde e população percorreram as principais ruas do Centro da cidade, alertando a todos que a prevenção é o melhor cuidado.

As ações de conscientização continuaram no dia 21 de outubro, durante o projeto Ação e Cidadania. Pela manhã, a equipe de saúde alertou os moradores do bairro Vila Rica e dos bairros próximos sobre o câncer de mama e de colo de útero, orientou a todos sobre a prevenção e os meios de diagnósticos, como o autoexame.

Na última quinta-feira (26), os participantes do programa Hiperdia iniciaram o dia com de forma dinâmica e interativa, com alongamento e palestra sobre a saúde preventiva da mulher.

O dia “D” marcou o encerramento da Campanha, onde durante o dia, as Unidades Básicas de Saúde da cidade realizaram a coleta de citopatológico, além de orientar sobre a prevenção e saúde da mulher.

O prefeito Salim Curi destacou a importância da conscientização que ocorreu durante o mês de outubro, e pediu a todos que participaram das ações, que sejam multiplicadores das informações, que repassem todo o conteúdo aprendido como um ato de amor ao próximo.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior, as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão aptas para orientar, tirar dúvidas e realizar exames. “É muito importante detectar o câncer na fase inicial, porque as chances de cura são muito maiores”, salientou.

De acordo com a enfermeira RT, Ana Beatriz de Lima Carvalho, é de extrema importância que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita nas mamas, o que se torna possível com a observação e autopalpação. “Mulheres com idade entre 50 a 69 anos, devem fazer o exame de mamografia a cada 2 anos, sendo o citopatológico, indispensável às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, e que já tiveram atividade sexual”, concluiu Ana Beatriz.

Notícias Relacionadas