Você está aqui:

Setor de Patrimônio Cultural visita região do Arantes

A equipe técnica do Setor de Patrimônio Cultural, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visitou, no dia 14 de setembro, a região do Ribeirão Arantes, importante afluente do Rio Paranaíba. Ainda percorreu a região do Patuá e da Olaria do Degredo fazendo um levantamento de possíveis fontes históricas da região para o resgate de sua memória.

Segundo o historiador Cláudio Scarparo, o Ribeirão Arantes faz parte da paisagem e da cultura local, pois é um referencial de lugar, incorporando o sentimento de pertencimento da comunidade local e, por isto, parte da história e cultura dos moradores da região. “O Ribeirão é um lugar de beleza paisagística  que pode servir,  inclusive,  para ações voltadas para o setor turístico”, pontuou o historiador.

A Arquiteta Thays Pereira Silva observou os aspectos arquitetônicos presentes, que irão ser incorporados ao Plano de Inventário Municipal, que contemplará tanto a zona rural, quanto à urbana. “O local é rico em bens naturais e culturais, que merecem ser preservados para o desenvolvimento sustentável da região e do município”, alertou a arquiteta.

A Secretária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Rosilei Domingues analisou como proveitosa a visita.  “Essa visita técnica ao nosso município nos deixa felizes e convictos da importância deste lugar, uma referência no nosso município, não só pela valorização cultural, mas em todos os sentidos”, destacou.

A Diretora de Cultura Maria das Dores Marques Soares – Dorzinha ressalta o apoio que vem recebendo da Secretária de Educação e Cultura Francisca Vânia e do Prefeito Municipal Salim Curi, que entendem o crescimento e desenvolvimento do município se alcança através de ações de valorização da educação, cultura, esporte e turismo, além de outras, também, importantes, dentre elas a do Patrimônio Cultural, que visa à proteção da história e memória local, através dos bens culturais.

Notícias Relacionadas