Você está aqui:

Prefeitura encaminha mais 25 toneladas de pneus inservíveis para reciclagem

Na manhã da segunda-feira, dia 18, houve mais uma operação de coleta de pneus inservíveis realizada pela Prefeitura de Santa Vitória por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor em Vigilância em Saúde. Aproximadamente 25 toneladas de pneus velhos e usados foram agrupadas numa carreta e encaminhadas para uma empresa de São Paulo para reciclagem.

“Entre as ações da Secretaria Municipal de Saúde vale destacar que estamos fazendo tudo para oferecer um ambiente saudável para os nossos munícipes. Temos desenvolvido uma logística importante no destino dos pneus inservíveis, com a retirada regular de milhares de toneladas dos pneus em desuso, evitando assim a proliferação de endemias e promovendo efeitos muito positivos à saúde de todos”, salientou o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Júnior.

Para o Prefeito Salim Curi,  a iniciativa cumpre com o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dando a destinação final ecologicamente correta aos pneus inservíveis recolhidos no município de Santa Vitória. Também pediu a colaboração dos cidadãos para o recolhimento correto dos pneus, uma vez que foi implantada na cidade, a coleta seletiva.

“Através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a população, estamos contribuindo com o meio ambiente e evitando que esse material seja descartado de forma inadequada, por isso, contamos com o apoio de para que colaborem com as nossas ações”, concluiu o Prefeito.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Notícias Relacionadas