Você está aqui:

Equipes da Prefeitura de Santa Vitória participam da 1ª Jornada Intersetorial em Saúde Mental de Campina Verde

A Prefeitura de Santa Vitória esteve participando efetivamente da edição da 1ª Jornada Intersetorial em Saúde Mental do município de Campina Verde, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e de Educação e Cultura.

No encontro, foram abordados vários temas, principalmente, a importância dos cuidados em saúde mental na Atenção Básica; o sofrimento psíquico na adolescência; exposição dos casos de adolescentes em sofrimento mental, e sobre a disposição de como cuidar e promover propostas de soluções. Teve também rodas de conversa, debates, oficinas dos jovens com confecções de cartazes e várias apresentações artísticas.

Além de palestras, com a Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Janaína Aretha Silva Dornas e com o coordenador da referência em saúde mental da cidade de Campina Verde, Frederico Ribeiro houve momento para uma palestra com a Psicóloga do CRAS de Santa Vitória, Gabriela Cardoso Maciel que abordou o sofrimento psíquico infantojuvenil e as formas de enfrentamento, além da apresentação do Grupo de Adolescentes Plantando o Futuro, do CRAS “Geni Braga da Silva” coordenados pela Psicóloga Gabriela Cardoso Maciel e pela Assistente Social Ana Flávia Almeida.

Ao falar sobre esse intercâmbio entre as cidades de Santa Vitória e Campina Verde, a Primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi pontuou que foi importante à participação do nosso município nesta jornada para compreender a importância do Caps para a nossa sociedade e quais ações temos que ter diante dos casos de dependência química ou sofrimento mental. “E que temos que ter um olhar diferenciado nesta direção, buscando um trabalho em rede entre Educação, Saúde e Social”, concluiu.

A Coordenadora do Caps, Luciula Nunes de Morais salientou a importância desse evento em Campina Verde para fortalecer a rede de atenção à saúde mental da região e também adquirir novos conhecimentos e práticas profissionais.

“Agradecemos o apoio do Governo Municipal, por meio das ações das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Cultura e de Saúde pela garantia das políticas públicas de saúde mental de crianças e adolescentes na região”. Ainda agradeceu as presenças das Conselheiras Tutelares Vilma Almeida Marques e Maria do Socorro Nascimento Guimarães., além da Especialista de Educação, Maricena de Carvalho.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é um equipamento que oferece atendimento clínico e atividades para estimular a integração social e familiar do usuário, dando apoio à sua autonomia.  “A ideia não é fornecer uma cura, mas saber ouvir e entender como a pessoa lida com seu próprio sofrimento mental”, concluiu a Coordenadora do Caps, Luciula Nunes de Morais.

Notícias Relacionadas