Você está aqui:

Santa Vitória sediou Primeiro Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro

Santa Vitória sediou na sexta-feira, (04/08), o Primeiro Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro. O evento tem como objetivo reunir pessoas e entidades ligadas à cadeia produtiva do peixe, para viabilizar a difusão do setor, visando promover a geração de renda, além da troca de experiências e tecnologias, com ênfase nos investimentos no setor de aquicultura e pesca.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o Prefeito Municipal Isper Salim Curi (PMDB); o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais e Deputado Estadual, Professor Neivaldo (PT); Secretário Municipal de Aquicultura e Pesca Maurício Lorena Filho; o Gerente Regional da Emater, Gilberto Carlos de Freitas; o líder do prefeito no Legislativo Municipal, vereador Zilmar Filho, representando o Presidente da Câmara; vereador Joaquim de Lima; Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Curi; o assessor do deputado estadual Bosco (AVANTE), César Ferreira; o representante da ARPA, Francisco Chagas de Oliveira; o Presidente da APESV, Jairo Junior de Oliveira; O Gerente do Banco do Brasil de Santa Vitória, Cláudio Cavalcanti; o Superintendente Geral do Sicoob, Agmar Veiga Nascimento; o Diretor Administrativo do Sicoob, Amilton Domingues Vieira e o Gerente do SICOOB, Paulo Fernandes, além dos secretários municipais, representantes das colônias de pescadores e da pesca esportiva, lideranças das comunidades e cidades vizinhas, como a prefeita de Itapagipe, Benice Maia e seu esposo, o ex-deputado estadual Zé Maia e o ex-prefeito Adauto Lima.

Ao iniciar o Seminário, o prefeito Salim Curi cumprimentou a todos e, em especial agradeceu a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais e Deputado Estadual, Professor Neivaldo e do assessor do deputado estadual Bosco Saraiva. Reconheceu o esforço do secretário municipal de agricultura e pesca e aplaudiu o companheirismo entre a equipe de Governo que está comprometida com o desenvolvimento da cidade.

“De fato, nós estamos empenhados em fazer uma boa gestão, pois o nosso povo merece. Por isso, quero fazer um apelo e pedir que leve a nossa preocupação ao Governo do Estado, porque temos um município com mais de 80 km de extensão de margem dos rios Paranaíba, Tijuco, Prata e São Jerônimo. De forma oportuna, destaco que precisamos acordar Santa Vitória para o pleno desenvolvimento com geração de emprego e renda.”

O Secretário Municipal de Aquicultura e Pesca Maurício Lorena Filho dirigiu a palavra aos componentes da mesa de autoridades, às lideranças regionais, aos membros dos assentamentos e propriedades rurais do município e os convidou para fazer a diferença na nossa região, o que justifica a realização do Primeiro Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro. “Hoje plantamos a semente do conhecimento para oportunizar novas oportunidades para o nosso povo. Conhecemos as potencialidades da nossa região e estamos mostrando que aqui podemos produzir o melhor peixe, pois fazemos um trabalho criativo, somando esforços com o propósito
de chegar mais longe”, ressaltou e agradeceu a parceria da APAE, da Banda Municipal de Música e da Câmara de Vereadores.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais e Deputado Estadual, Professor Neivaldo, afirmou ser um prazer estar num evento voltado para impulsionar a economia, agradeceu ao Prefeito a oportunidade de poder trabalhar em prol do povo do município. “Para atuarmos com afinco precisamos da vontade do prefeito. Percebemos toda essa equipe extremamente empolgada querendo fazer uma transformação em Santa Vitória através da pesca. O Prefeito Salim Curi, deixa claro que temos aqui o instrumento necessário para fomentar o município”. Ainda agradeceu a todos os parceiros Emater, Ima, Epamig, Associações, Supram, SEDA, INSS, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e os companheiros no município e região.

Os participantes do seminário ouviram a Coordenadora de Pesca, Piscicultura e Meio Ambiente da Emater Vanessa Gaudereto e a representante regional do IMA, Tereza Cristina que abordaram o cenário da Pesca e Piscicultura em Minas Gerais e Tecnologias de Produção de Peixes e Vigilância Sanitária para o Pescado. Também fez explanação no evento, o Pesquisador da EPAMIG, Giovanni Rezende, que falou sobre as estratégias para a produção integrada e intensiva de peixes.

As discussões continuaram com palestras acerca de Associativismo e Cooperativismo, com a Diretora de Apoio às Organizações Rurais de Belo Horizonte, Eulália Gomes. Em relação ao tema Previdência para Pescadores Profissionais, o palestrante Hildo Oliveira para finalizar o debate com o tema: Crédito para a pesca e piscicultura, a gestora de crédito e análise do sicoob, Rafaella Muniz Zanoto e o Gerente do Banco do Brasil de Santa Vitória, Cláudio Cavalcanti.

Notícias Relacionadas