Anualmente, o Movimento Apaeano reserva a data de 21 a 28 de agosto para praticar ações que têm como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para as potencialidades que podem ser desenvolvidas pelas pessoas com deficiência mental. Neste ano, o tema abordado foi “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. A APAE de Santa Vitória reforçou que todas as pessoas são dotadas de sentimentos, desejos, emoções e devem ser respeitadas, além de aceitas naturalmente. Durante este período são realizadas diversas atividades e ações de mobilização para possibilitar uma reflexão maior sobre a cidadania dessas pessoas.
Em Santa Vitória, as celebrações começaram no dia 20, com a Missa em Ação de Graças, seguindo durante a semana com a Caminhada de Conscientização, Tarde de Lazer no Clube dos 50, Dia da Pizza e Intercâmbio com a Escola Municipal São José. “Nós promovemos ações como forma de interação com a sociedade. É o momento de trazer a sociedade para dentro da Apae e vice-versa, divulgar e sensibilizar a população sobre a importância da causa e luta em favor das necessidades e dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla”, ressaltou a Diretora da Escola da APAE, Soneida Barbosa, agradecendo todas as pessoas que colaboraram para a realização do evento.
Na culminância do cronograma foram realizadas as Inaugurações da “Sala de Aula” e do “Centro Dia”, que receberam, em forma de homenagem, o nome de dois antigos alunos: José Carlos de Aquino e Cássio Ribeiro Costa, respectivamente.
A Sala de Aula será utilizada para atender com melhor qualidade à pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, através de ações em defesa dos direitos, de orientações e de prestação de serviços.
Já no Centro Dia, serão realizadas as Oficinas Educativas que têm por objetivo promover a autonomia e a inclusão social. O Centro Dia oferecerá uma atenção integral à pessoa em situação de dependência, proporcionando a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais, que são de suma importância para a vida das pessoas com deficiência.
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Padre Fernando César da Silva, fez a benção e para descerrar as placas e realizar abertura oficial das atividades foram convidados os pais dos alunos homenageados, autoridades do município, diretores da instituição e representantes das empresas parceiras e idealizadoras dos projetos.
“É preciso zelar muito da instituição que cuida e ampara maravilhosamente bem os alunos e seus familiares. Deixo aqui os meus parabéns à Vilma e toda a sua equipe pela dedicação e carinho com todos que aqui frequentam. Sei que a luta de vocês é diária e árdua. Reforço que a Prefeitura está de portas abertas para ajudá-los sempre que preciso”, disse o prefeito Salim Curi.
Para a Presidente da APAE, Vilma Aparecida Almeida Marques, este é o momento de agradecer à equipe de colaboradores que se empenham ao máximo, aos pais, alunos e apoiadores. “Continuaremos com a missão de quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade. Que sejamos agentes multiplicadores das boas ações e de bons exemplos à população sobre a importância do respeito e da igualdade social, por meio de garantias de direitos”.
O final do evento foi abrilhantado com o show musical dos alunos do Centro de Cultura e Arte.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais Geraldo Júnior, Roberval Domingues Pereira, Junior Sebastião de Souza, Mauricio Lorena Filho, Moussa El Bayheh Filho (Moises), Mariza Curi e Francisca Vânia de Oliveira Silva e o vereador Zilmar Filho.