Santa Vitória promove novas ações para a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Neste mês de julho foram realizadas reuniões para alinhamento de novas ações para a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Santa Vitória. Os eventos realizados na sede das secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e Aquicultura e Pesca e na reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS envolveram as lideranças dos setores públicos e privados com a proposta de dar destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos.

Esta ação está sendo promovida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária IMA- Escritório Seccional de Santa Vitória, Instituto de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV) e Prefeitura Municipal de Santa Vitória através das Secretarias de Governo, Agropecuária e Meio Ambiente e de Infraestrutura, Estrada e Serviços Rurais.

O servidor do IMA Rodrigo da Silva Carvalho, intermediou as reuniões explicando que, esse recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos só é possível, graças as parcerias firmadas. “O nosso objetivo é facilitar o acesso dos produtores rurais à devolução e retirar esse passivo ambiental das propriedades rurais”.

O dia da coleta acontecerá em 23 de outubro e o local de entrega será ao lado do aterro sanitário de Santa Vitória, que se localiza na saída do Bairro Brasil, das oito horas às onze e meia e das doze trinta às dezesseis horas. Não será necessário à apresentação da nota fiscal do produto, e os produtores rurais receberão comprovante de devolução das embalagens entregues.

O secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Roberval Domingues Pereira que esteve representando o prefeito Salim Curi ressaltou que a preocupação com o meio ambiente vem sendo cada vez mais evidenciada quanto aos problemas de poluição e conservação da natureza. “Só por meio desta consciência é que podemos começar a mudar o mundo em que vivemos, com novas ações de forma sustentável para garantir a vida das presentes e futuras gerações. Com esse intuito estamos somando, Prefeitura, IMA e Produtores Rurais para o manejo Ecologicamente Saudável das Substâncias Químicas Tóxicas”, concluiu.

Participaram das reuniões, o secretário municipal de Governo, Carlinhos Queiroz, assessores adjuntos Rivelino Barsanuofo de Paula, Jairo Junior da Silva, Reiton Rodrigues Costa, Mariozan de Freitas , Engenheiro Ambiental Itamar Neto e a diretoria e demais membros do CMDRS.