Autoridades municipais, lideranças das principais entidades empresariais de Santa Vitória, servidores públicos, sociedade civil e trabalhadores da iniciativa privada participaram, na noite de quarta-feira (05), na ACISV, do lançamento do projeto PRÓ-MUNICÍPIO.
A Prefeitura Municipal aderiu ao projeto PRÓ-MUNICÍPIO, que é idealizado pela FEDERAMINAS e executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), com o apoio da Associação Comercial de Santa Vitória (ACISV). O projeto vem para auxiliar os gestores na elaboração do planejamento de Governo, além de estabelecer a relação povo/governo e criar diretrizes para o futuro desenvolvimentista.
O evento foi aberto pelo Presidente da ACISV, Clovis Batista, que agradeceu a presença de todos e, em especial, dirigiu seu agradecimento ao Prefeito Salim Curi por ter abraçado essa proposta.
O presidente da FEDERAMINAS, Emílio Parolini, parabenizou o Presidente Clovis Batista pela atuação em prol do projeto. Destacou a honrosa presença do Prefeito Salim, autoridades, empresários, servidores e membros da sociedade civil presentes. E destacou que Santa Vitória é privilegiada, pois se torna uma das 25 cidades mineiras que serão beneficiadas com a implantação do Pró-Município, projeto revolucionário, inspirado em experiências bem-sucedidas realizadas em Medelín, na Colômbia e Essen, na Alemanha.
Após isso apresentou dados socioeconômico de Santa Vitória e explicar sobre a criação de conselhos e comissões para desenvolver projetos e ideias a serem apropriadas na gestão pública. A consultora do Programa Empreender de Santa Catarina (FACISC), Lenir Peres, ressaltou que o projeto é de toda a comunidade e deve contribuir com o empoderamento da sociedade como um todo.
Na oportunidade, o Prefeito Salim Curi destacou a importância do Pró-Município na elaboração dos instrumentos de planejamento da Prefeitura, afirmando que o Governo Municipal tem como meta o crescimento econômico e gerar emprego para a população. Conclamou a FEDERAMINAS em divulgar as potencialidades de Santa Vitória, uma vez que o Município se encontra logisticamente atrativo aos investimentos privados, em especial, no segmento turístico.
Com a palavra franca, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Batista de Medeiros frisou sobre a necessidade do planejamento governamentalestar sendo discutido com a população, buscando assim, atender aos anseios de toda comunidade. Disse ainda, que a iniciativa do PRÓ-MUNICÍPIO vem de encontro com a chamada “participação popular” nas decisões de Governo integrado com a iniciativa privada. “De mais a mais nos colocamos a disposição da ACISV e da FEDERAMINAS para fortalecer a parceria por meio de ações político-administrativa,” finalizou o Secretário João Batista.