Você está aqui:

Departamento de Cultura planeja ações do Patrimônio Cultural

O Departamento de Cultura, lotado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Vitória está planejando ações de promoção, proteção e valorização do Patrimônio Cultural, reunindo-se com vários setores da administração municipal, para obter cooperação, contribuindo então, na melhoraria e eficiência dos trabalhos.

Na última quarta-feira, dia 12 de julho, a equipe formada pela Diretora Maria das Dores Soares (Dorzinha) e o historiador Cláudio Scarparo, esteve reunida com as arquitetas Thays Pereira Silva e Ariely Souza e com a Secretária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Rosilei Domingues. O encontro serviu para planejarem ações de revitalização dos bens culturais da cidade, através dos projetos arquitetônicos, que estão sendo elaborados pelas arquitetas, para a Casa da Cultura e da Capela de Nossa Senhora das Vitórias.

A diretora do departamento de Cultura, Maria das Dores Soares (Dorzinha), afirmou que, na ocasião, também foi dado início ao Plano de Inventário Municipal, que norteará os trabalhos de diagnóstico e registro, através de fichas próprias, dos bens culturais importantes para a salvaguarda da memória do município. “Este plano abrangerá tanto a Zona Urbana quanto a Rural, que serão pesquisadas pela Equipe Técnica do Departamento de Cultura do município”, acrescentou.

Para o historiador Cláudio Scarparo os trabalhos de inventários e diagnóstico dos bens culturais e naturais de Santa Vitória terão um período prolongado de realização dada à grande extensão territorial do município. “Todo o trabalho será divulgado e estará acessível para consultas, pois já percebemos o quanto é significativo a cultura e a história do município”, afirmou.

As arquitetas, Thays Pereira Silva e Ariely Souza, estão elaborando um mapeamento com a zona urbana, delimitando as áreas, segundo a época de seu surgimento, sendo a extensão mais antiga, a que começou margeando o Córrego do Boi que deu início ao povoamento local.

Na Zona Rural, a expectativa é de inteirar-se e registrar vários bens culturais e naturais, levá-los ao conhecimento de toda população e, ao mesmo tempo, conservar esse patrimônio.
Todo o trabalho tem o apoio da Secretária Municipal de Educação, Francisca Vânia e do Prefeito Salim, que apoiam o desenvolvimento da cidade em todos os aspectos, lançando uma luz e um novo olhar sobre o que pode ser feito, com o objetivo de expansão e melhoria ao nosso município.

Notícias Relacionadas