Em reunião realizada com sua equipe de secretários nesta última semana o Prefeito Salim, apresentou balanço econômico do Município e enfatizou diversos benefícios econômicos na redução dos custos administrativos.
“O nosso País, nos últimos tempos tem vivido momentos de reflexão no uso dos recursos públicos pelos nossos Governantes, pensando nisso, tenho fomentado e incentivado práticas de transparência para a Administração 2017/2020, seja pela Comunidade, Controladoria e fiscalização exercida pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Vitória-MG”, explicou o Prefeito dando ênfase em alguns setores, nesse primeiro momento.
Na ocasião explanou ainda que existem ações diárias para a adequação do Portal de Transparência do Município de forma que possa ofertar todas as informações de acordo com que estabelece as leis pertinentes de transparência (lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000 e Lei Acesso a Informação 12.527/2011. “Também está sendo preparado sistema de “Ouvidoria”, com a finalidade de viabilizar canal de interação e acompanhamento das ações governamentais a ser exercido pelos os próprios cidadãos”, afirmou.
Outra ação foi o encaminhamento ao Legislativo Municipal, basicamente no dia 16 de junho, de informações referentes a diversos contratos e eventos realizados durante esses primeiros seis meses da Administração Municipal 2017/2020, sendo que toda a documentação está disponível para análise na sede do Município. “Através dessas ações a nossa equipe tem, cada vez mais, demonstrado o compromisso e seriedade na gestão dos recursos públicos, além do respeito com a comunidade santa-vitoriense. Estes são apenas alguns exemplos,” pontuou.
Salim Curi ainda destacou, como exemplo, a projeção da Secretaria Municipal de Saúde para economizar mais com a reorganização das finanças e contratos. “Durante o ano de 2017, houve o aumento da frota municipal em 8 novos veículos, em grande maioria destinados para uma prestação de serviços na Secretaria de Saúde e mesmo com o aumento da frota, no período de janeiro a maio, foram levantados economia de aproximadamente R$ 70 mil reais em relação aos custos do ano de 2016,” afirmou enfatizando o excelente resultado apresentado pelo controle permanente efetuado pela Assessoria de Frotas do Município.
O Prefeito falou que os serviços de coleta de lixo e manejo dos resíduos sólidos veem sendo terceirizados ao longo dos últimos anos e ao efetuar estudo referente aos custos, observou que administração teve nos primeiros 5 (cinco) meses apenas neste contrato economia de aproximadamente R$ 450 mil reais. “Através da transparência a população poderá me ajudar a acompanhar e gerir de forma eficaz a aplicação dos recursos públicos, somos parceiros na administração do Município de Santa Vitória-
MG,” ressaltou lembrando que as informações encaminhadas referem-se ao comparativo dos gastos efetuados entre 2016 e 2017.
Todos os secretários municipais participaram da reunião e se comprometeram continuar trabalhando e seguir as diretrizes acordadas em prol dos munícipes fortalecendo ainda mais a atual Administração.