Você está aqui:

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Santa Vitória

O Centro de Convenções “Ubaldo Severino Franco” ficou lotado, nesta terça-feira, 23 de maio, durante a realização da VIII Conferência Municipal de Saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Santa Vitória. A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debates entre todos os seguimentos da sociedade, com a finalidade de avaliar a situação da saúde do Município, definir e priorizar as propostas para melhorar a qualidade dos serviços em saúde e a formatação do Plano Municipal de Saúde, para o quadriênio 2018/2021.

A abertura da conferência contou com a presença do Prefeito, Isper Salim Curi, da Primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Curi, Secretário Municipal de Saúde Geraldo Xavier da Rocha Junior, Analista do TRE de Ituiutaba, Dra. Kelly Cristine Benevides Rocha, Vice-Prefeito Renato José de Paula, Coordenadora da Vigilância em Saúde e representante da Gerencia Regional de Saúde de Ituiutaba, Cinthia Ferreira Freitas, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Célia Isa Maria de Queiroz, Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Isac Túlio Queiroz Santos, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Henrique Roberto da Silva, Cabo Deyvisson Ferreira Martins representando o Tenente do 6º Pelotão da Policia Militar, Varleno Gonçalves Gontijo, o Presidente da AVCC de Santa Vitória, Nivaldo Silveira de Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Gomes Caetano e o Presidente da 157ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Paulo Antônio do Prado.

Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Isac Túlio Queiroz Santos procedeu à leitura do Regimento Interno da VIII Conferência Municipal de Saúde que foi aprovada pelos participantes.

Isper Salim Curi, Prefeito de Santa Vitória, no seu discurso cumprimentou a todos os presentes e disse que a Conferencia Municipal é uma conquista do povo e constitui um espaço democrático em que os municípios, por meio de seus representantes têm a oportunidade de se fazer ouvir, orientar e decidir os rumos da saúde da população. “Ao realizarmos este evento, vamos avaliar a saúde, propondo diretrizes básicas para a formulação de políticas para o SUS, em beneficio de nossa população, cumprindo assim nossas propostas e nosso empenho em cuidar bem da saúde de todos,” falou declarando aberta a VIII Conferência Municipal de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde fez um balanço do trabalho da equipe, agradeceu o apoio e a credibilidade do Prefeito. Falou que a Conferência é consultiva, “através das ações pontuaremos, no dia de hoje e da votação que ocorrerá na próxima conferência, no dia 13 de junho, é que poderemos elencar ações não só para a Conferência Estadual de Saúde, como para o desenvolvimento de nosso Plano Municipal de Saúde que terá vigência 2018/2021. “Espero que o dia de hoje seja de grandes construções, de momentos únicos de interação das esferas da Saúde: profissionais, usuários e direcionadores. Pois sabemos que somente com a união e participação de todos, poderemos junto encontrar as melhores estratégias e os melhores caminhos para que a saúde de Santa vitória continue sendo referencia na nossa região. Muitos são os desafios, mas sabemos que a máxima é verdadeira – A união faz a força. Ainda ouso acrescentar: a união nos diferencia nos responsabiliza e nos dá a oportunidade de sermos cada dia mais assertivos,” concluiu.

PALESTRAS: Na VIII Conferência Municipal de Saúde, a palestrante Cinthia Ferreira de Freitas, Farmacêutica e Bioquímica, Especialista em Saúde Pública e Programa de Saúde da Família, Coordenadora da Vigilância em Saúde da Gerencia Regional de Saúde de Ituiutaba abordou sobre: “Vigilância e Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade. “Enfoquei a questão da integralidade do trabalho ultra e intra setorial, buscando o fortalecimento das parcerias com outros órgãos da vigilância em saúde. Esse trabalho integrado no município visa à promoção e proteção da saúde do cidadão”. Destacou ainda que todos os participantes entenderam a participação deles, porque temos uma responsabilidade social, além da construção de modelos de atenção que respondam de forma eficaz os avanços que o Estado e o Município já tiveram e nos deixa também a integralidade, da territorialização na Vigilância de Saúde.

Sobre o tema, Saúde da Mulher, a Fisioterapeuta Efetiva no Município de Santa Vitória, Millena Nascimento Guimarães afirmou que “É preciso que os programas tenham impacto positivo na vida das mulheres. Cabe a política estratégias para aumentar a visibilidade da participação social das mulheres, fortalecendo suas possibilidades e ampliando a entrada nos espaços de participação e representação, decisão e controle social das políticas públicas. As ações para combater o racismo e todas as manifestações de preconceito são essenciais da igualdade das mulheres”, pontuou.

Outro tema abordado, durante a VIII Conferência Municipal de Saúde foi “Saúde das Mulheres: desafios da integralidade com equidade”, pela Psicóloga Lilia Aparecida Lemos, participante do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família de Santa Vitória abordou sobre o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, tratando de questões básicas para vida, incorporando, num enfoque de gênero, a integralidade e a promoção da saúde como princípios norteadores que busca consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção a saúde da mulher. Na oportunidade, com muita sabedoria, a palestrante abordou assuntos relacionados ao tema mexendo com o grande público feminino presente ao evento.

Durante o evento, todos participaram de uma atividade física com o Educador Físico da Academia da Saúde, Alexandre Oliveira Silva e elegeram os oito delegados que estarão Representando o município e apresentando as Propostas da VIII Conferência Municipal de Saúde, na Conferência Estadual de Saúde.

Notícias Relacionadas