Aconteceu nesta segunda-feira (10/04), no Plenário da Câmara Municipal, a Solenidade de Posse dos novos Membros do Conselho do Patrimônio Cultural de Santa Vitória.
A cerimônia teve a presença do Prefeito Salim Curi, o Vice-Prefeito Renato José de Paula, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Mariza Faria Queiroz Curi, o Presidente da Câmara Municipal Henrique Roberto da Silva e a Secretária Municipal de Educação e Cultura Francisca Vânia de Oliveira Silva compondo a mesa de honra.
O início da solenidade foi marcado pela execução do Hino Nacional e o Hino de Santa Vitória, que foi tocado de forma brilhante pelo violinista Felipe Eduardo e a pianista Káthila Fletcher; em seguida o Padre Fernando César Rezende da Silva foi convidado para a benção. Na oportunidade ele disse sobre a alegria de estar presente, contou um pouco da história da imagem de Nossa Senhora das Vitórias – padroeira da cidade – e finalizou com a oração do Pai Nosso.
Os componentes da mesa de honra foram convidados a fazer o uso da palavra.
O Prefeito Salim Curi agradeceu a presença de todos e começou seu discurso parabenizando a Secretária de Educação Francisca Vânia de Oliveira Silva pelo zelo com que tem conduzido a educação e pela preocupação em normalizar e resgatar a cultura do povo de Santa Vitória. Parabenizou os novos membros do conselho e se disse confiante do trabalho que irão realizar em prol da cultura.
“É objetivo nosso promover a participação democrática de todos os setores da sociedade, para que possamos garantir os direitos culturais incentivando e valorizando as nossas manifestações culturais. Que tais manifestações sejam sempre motivo de muita alegria e inspiração para todos,” concluiu parabenizando.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, agradeceu e cumprimentou a todos e reforçou a parceria com os Membros do Conselho do Patrimônio Cultural: “A cultura não pode ser esquecida. Mede-se o valor de um povo pela cultura que ele tem”, concluiu falando sobre a importância da preservação da cultural.
O Vice-Prefeito Renato José de Paula reforçou o cumprimento do plano de governo apoiando ainda mais o incentivo à Cultura e a busca dos novos artistas.
O Presidente da Câmara Municipal Henrique Roberto da Silva falou da importância do resgate da história de Santa Vitória, elogiou e desejou muito sucesso aos novos membros que irão encarar esse lindo desafio.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura Francisca Vânia de Oliveira Silva foi a última a se pronunciar. Começou agradecendo todos os servidores municipais da secretaria de educação e, de forma carinhosa, à servidora Maria das Dores Marques (Dorzinha), que vem desempenhando com muita dedicação e comprometimento seu trabalho.
“Todos nós somos frutos de uma cultura, cada região com as suas particularidades e seu jeito, seja no linguajar ou na alimentação. Pode parecer simples, às vezes uma foto, um objeto, mas eles possuem uma história e essa história tem que ser contada a sério. Enquanto educadora jamais poderia deixar de pensar e de ter esse olhar na cultura. Aquilo que estiver ao nosso alcance nós não mediremos esforços para alcançar”, concluiu Francisca Vânia.
Após as considerações da mesa de honra, o Prefeito Salim Curi, acompanhado da Primeira-Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, entregaram os certificados aos novos membros: Francisca Vânia de Oliveira Silva, Maria das Dores Marques Soares, Rosilei Domingues Pereira, Padre Fernando César Rezende da Silva, Fabiana Almeida Marques, Lília Aparecida de Oliveira Lima, Márcia Helena de Carvalho – representada por Elisângela Neves e Hiada Silva Guimarães.
Ao final da sessão solene, todos os presentes puderam apreciar de perto as obras dos artistas locais que estavam presentes: a autora das pinturas em telas e tecidos, Delma Maria Marques, é dotada e um grande talento; Aparecida Cristiane de Carvalho, com uma grandiosa habilidade, realiza belos desenhos artísticos; Márcia Helena Carvalho usa todo o seu amor e dedicação para desenvolver belas pinturas em telas e porcelanas e a imagem de Nossa Senhora das Vitórias, um bem tombado e reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Santa Vitória foi criado pela Lei N° 1393 (16 de abril de 1997) e regulamentado pelo Decreto N° 012 (17 de abril de 1997), tem como objetivo promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a cultura do município, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações e a preservação dos bens culturais.