Você está aqui:

Prefeitura apresenta programa de ações para Resíduos Sólidos na ACISV

Prefeitura apresenta programa de ações para Resíduos Sólidos na ACISV

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresentou, nesta segunda-feira (13), o Projeto “Lixo no lugar certo”, envolvendo a equipe da Assessoria Pedagógica, juntamente com os especialistas da educação, os professores da Educação Infantil (de quatro e cinco anos), os professores do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano), o Engenheiro Ambiental Itamar Gomes Neto e a Secretária de Educação Francisca Vânia. A secretária de Educação Francisca Vânia falou sobre a necessidade de efetivar a coleta seletiva em nosso município, que esse destino adequado dos resíduos sólidos faça parte da nossa cultura . Ainda ressaltou que o projeto será durante todo o ano e se estenderá aos próximos anos, disse que o engenheiro Itamar precisa ver nossas ações, precisa apresentar relatórios com as escolas e depois com o CEMEIs, mas primeiramente com as escolas São José, Tancredo Neves e Geraldo Ribeiro, acrescentou ainda dizendo que a nossa obrigação não termina ao colocar as sacolinhas no lixo, e que é através da educação que vamos colher os frutos onde nossos alunos vão praticar e dar continuidade a essa cultura. A secretária finalizou agradecendo a todos pela presença e apoio. O Projeto “Lixo no lugar certo” desenvolvido pela assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi abordado pela professora de Ciências Carlene Conceição Mendes Santos e pelo Engenheiro Ambiental Itamar Neto, conscientizando de que a geração de resíduos sólidos e sua destinação correta é responsabilidade de todos. A professora Carlene falou sobre a biodiversidade e que todos nós somos responsáveis pela terra, esclarecendo que o planeta Terra não pode ser tratado como um baú, de onde só vai tirando recursos naturais. Apresentou o Projeto Lixo no lugar certo, ressaltando a importância da aplicação dos cinco erres (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), sendo expressivos no campo ambiental, pois o destino adequado do lixo reduz o acúmulo progressivo de lixo e desperta a sociedade para a preservação dos recursos naturais,” concluiu.

O Engenheiro Ambiental Itamar Neto discorreu sobre algumas ações realizadas para a implantação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Santa Vitória. “Realizamos duas Audiências Públicas, uma sobre a adesão do município no CIDES em parceria com a UFU e na outra mostramos o Diagnóstico de Santa Vitória,” pontuou.

Para finalizar Itamar Neto afirmou que é preciso trabalhar com metas. Ele acredita que as crianças, os educadores, os agentes de

saúde são os nossos parceiros. Disse que a coleta seletiva começará no Bairro Brasil, em dias combinados, juntamente com a Secretaria de Saúde e depois dará sequência em outros bairros. Finalizou convidando a todos presentes para a próxima audiência dia 06 de março de 2017.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura Francisca Vânia participou da iniciativa ao lado da Equipe Pedagógica e dos Educadores.

Notícias Relacionadas