Você está aqui:

Secretaria de Educação e Cultura promove II Visita Patrimonial à Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural realizou com sucesso a II Visita Patrimonial à Biblioteca Municipal “Cília Maria do Couto”, na manhã, do dia 18 de abril. O evento teve como objetivo apresentar um trabalho educativo de Educação Patrimonial, valorizando a memória histórica do nosso município e sua cultura, através da concepção de preservação dos Bens Materiais e Imaterias.

Durante a solenidade de abertura, a Secretária Municipal de Educação e Cultura agradeceu a todos pela presença, a Gestão Municipal pelo apoio aos eventos culturais e frisou que trabalhar a educação patrimonial com os alunos é uma forma de conscientizá-los sobre sua responsabilidade de preservar o patrimônio cultural e histórico da nossa cidade.

A Primeira-dama Mariza Curi, que na ocasião, representou o Prefeito Municipal salientou a importância da leitura e ainda acrescentou que o livro é o melhor amigo e companheiro para a aquisição de conhecimentos, tão necessários à vida. Sobre a visita patrimonial, disse que quando conhecemos profundamente a história da nossa cidade, mais a gente cuida e faz a história acontecer.

Ao fazer uso da palavra, o Vice-prefeito, Renato José de Paula, parabenizou a todos pela dedicação e enfatizou sobre os compromissos do Executivo Municipal, com a valorização dos bens culturais e o resgate do Patrimônio Cultural do Município. Também lembrou que nesta visita patrimonial, todos aprenderam um pouco mais sobre a memória histórica da nossa cidade.

Maria das Dores Marques (Dorzinha) agradeceu a presença e o apoio de todos, das diretoras e professoras, principalmente dos colaboradores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Primeira-dama Mariza, do Vice-prefeito, Renato José de Paula, da Secretária Municipal de Educação e Cultura e do Prefeito Salim. “Esse é um evento de suma importância, por isso, promovemos a segunda edição, que se aprimorará a cada ano, para oferecer à comunidade um estímulo à preservação dos bens culturais da cidade”, disse.

O historiador Cláudio Scarparo disse ser a biblioteca um lugar de memória e por isso, o patrimônio cultural está bem situado neste lugar. A memória remete às lembranças, que são importantes para o aprimoramento e nos leva a sentimentos de proteção e preservação com o que nos identifica com a cidade.

Na oportunidade, o público prestigiou as apresentações dos alunos do Centro Municipal de Cultura e Arte “Anézio de Souza Santos”; dos alunos das escolas

municipais Tancredo Neves e São José e da APAE, além do Grupo de adolescentes do CRAS – Geni Baga da Silva – Plantando o Futuro. Também visitaram as exposições de pinturas de artistas locais (Delma Maria Marques, Márcia Helena de Carvalho e Plínio César de Miranda Teixeira); a exposição arqueológica com material encontrado na região e viram o cartaz feito por alunos do 6º e 7º ano com o tema: “Reconhecendo o Lugar onde Mora”. Também visitaram as amostras de artes e artefatos arqueológicos.

Marcaram presença ao evento, o secretário municipal de Administração e RH Fernando Bonito, de Desenvolvimento Econômico João Batista de Medeiros, de Agropecuária e Meio Ambiente Roberval Domingues Pereira, de Esportes e Lazer Moussa El Bayher, as Diretoras Maria Diva de Jesus, Sinara Dantas, Vilma Almeida, Soneida Barbosa e Rosângela Gonçalves.

Notícias Relacionadas